Palestra nesta quarta-feira (27) aborda perigo das drogas entre jovens

Evento é organizado pelos Grupos Artísticos e vai reunir os jovens do projeto “Criando Oportunidades”, de música e dança. Será às 10h30 no auditório da Câmara Municipal

Crianças e adolescentes que fazem aulas de música e dança dentro do Projeto “Criando Oportunidades” e os arte-educadores do programa participam de um bate-papo nesta quarta-feira (27) com o pedagogo Ricardo Galhardo Blanco. Intitulada “Curto Artes… não curto drogas!”, a palestra acontece às 10h30 no auditório da Câmara Municipal de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº – Bloco Legislativo). Pelo menos 100 jovens devem participar.
Direcionada a jovens, a ideia é falar sobre os perigos do envolvimento com drogas lícitas e ilícitas de maneira pontual e de maneira direta, objetiva e embasada em exemplos, ações de aproximação, diálogo e relacionamento com adolescentes.
“Diante da super exposição que temos hoje, em que os jovens estão conectados 24 horas por dia, sofrendo estímulos diversos e, ao mesmo tempo, sendo cobrados pela sociedade, por seus pais e cobrando a si mesmos, encontramos muitas vezes um ambiente estressante. Este jovem entende como única saída um prazer imediatista, que alivie essa demanda diária”, afirma Ricardo Galhardo Blanco.
O evento está dentro do programa do fomento da Associação de Amigos da Banda Marcial, uma das entidades que mantém os Grupos Artísticos de Cubatão. A Associação é quem coordena o Projeto Criando Oportunidades que engloba a Banda Marcial Infantil e seu Corpo Coreográfico, com aulas de música e expressão corporal, e o antigo programa BEC, com música e dança.
Ricardo Galhardo – É pedagogo e palestrante. Iniciou suas atividades em 1982, por meio de palestras em escolas e aulas de Relações Humanas e Filosofia, posteriormente foi professor nessas mesmas matérias. Em 1996, com o amigo Silvio Paolini, fundou o Grupo Gabata – Apoio e recuperação de Dependentes Químicos. Consultor em dependência química, participou como agente de prevenção do Projeto APREV do Sindicato Nacional de Delegados de Polícia Federal. Em 1996 realizou, a convite do NTC – Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP, o curso “Educação e Drogadição” no Continente Africano. Também realiza palestras sobre Orientação Sexual, Marcas do Bullying, entre outras, em 30 anos como palestrante.