O Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu a Parada Pedagógica para cerca de 700 professores da rede municipal em dois dias de capacitação no Bloco Cultural. Nesta quinta (31), as oficinas foram voltadas para o ensino de Matemática com professores do Ensino Fundamental I e professores de matemática do Fundamental II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O evento reuniu cerca de 500 educadores no Bloco Cultural, de manhã e à tarde, para ouvir a professora Kátia Stocco Smole, uma das maiores referências nacionais na educação matemática.
De acordo com a CAPFC, a iniciativa tem como objetivo central refletir e promover uma discussão qualificada sobre os processos de aprendizagem do letramento de matemática e os desafios da transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. “A formação busca fortalecer o diálogo entre os profissionais que atuam nas diferentes etapas da escolarização, promovendo práticas pedagógicas mais articuladas e coerentes”, explicou a coordenadora Cátia Cristina Silva.
“O estudo da Matemática é progressivo. O que não se aprende hoje impacta no futuro do aluno”, alertou Smole, completando sobre o ensino das cinco unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – álgebra, geometria, números, grandeza e medidas, probabilidades e estatísticas – e como aprender matemática ajuda até nas escolhas do dia a dia, entre outros assuntos.
A professora também chamou a atenção sobre a importância da forma e não só do conteúdo da aula, ou seja, criar aulas mais dinâmicas, com jogos e estratégias para os alunos resolverem, por exemplo, além de valorizar as habilidades deles. “As crianças e os adolescentes têm um cérebro incrível, que necessita do estímulo certo, de acordo com a idade”.
Com mais de 20 anos de atuação na Educação, a professora Kátia é doutora e mestre em Educação, com foco no ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), e possui formação em Matemática (licenciatura e bacharelado) pela FFCL de Moema, além de especializações e cursos de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP). Diretora do Instituto Mathema, a professora foi secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), integrou o Conselho Nacional de Educação e é membro do Movimento pela Base (BNCC). Atualmente também integra o Conselho da Nova Escola.
“A presença da professora Kátia Smole enriquece o debate com sua ampla experiência na formação de professores, políticas públicas e elaboração curricular, contribuindo para que os docentes da rede municipal de Cubatão possam refletir sobre seus fazeres pedagógicos e aprimorem o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, completou Cátia Cristina.
Capacitação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Já na quarta (30), a ação foi direcionada aos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), reunindo 180 profissionais. A formação, com duração de oito horas, foi conduzida pela psicopedagoga Cintia de Oliveira Peixoto, com apoio da analista do comportamento Desiree Malves Peixoto. Teve como foco a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), ciência que estuda a relação entre comportamento e ambiente, oferecendo estratégias para promover o desenvolvimento de habilidades. Amplamente utilizada na educação inclusiva, a abordagem fornece ferramentas para que o professor atue de forma mais assertiva e contribua para um ambiente escolar positivo.
Segundo Cíntia de Oliveira Peixoto, a ABA traz resultados expressivos para o aprendizado de crianças com necessidades específicas de desenvolvimento e para a escola como um todo. “Quando o professor compreende e utiliza as estratégias da ABA, ele cria condições para que a criança avance de forma significativa. E, ao compartilhar esse conhecimento com outros educadores e familiares, o impacto é ampliado. O aluno passa a generalizar comportamentos positivos em diferentes contextos, o que contribui diretamente para sua autonomia e qualidade de vida”, afirmou.
O encontro combinou conteúdo teórico com exemplos práticos, situações reais e espaço para debates e troca de experiências entre os participantes. A proposta foi apresentar técnicas que possam ser incorporadas ao dia a dia escolar, favorecendo a aprendizagem e a interação dos estudantes.
Mais sobre a Parada Pedagógica – oferece formação continuada aos profissionais da rede municipal de ensino de Cubatão. A iniciativa promove momentos de estudo, troca de experiências e fortalecimento das práticas pedagógicas, visando atender às necessidades dos alunos e respeitar suas dificuldades, potencialidades e realidades.
Texto: Secom Cubatão/MA e IS
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr e Isadora Vasconcelos – Estagiária de Jornalismo