Parques Cotia-Pará e Perequê recebem plantio de 100 mudas de árvores

Plantio revitaliza os Parques locais e fortalece a consciência ecológica

A cidade de Cubatão continua trilhando caminho significativo para fortalecimento da conscientização ambiental, demonstrando comprometimento sólido com os ecossistemas saudáveis. Como parte desse empenho, 100 mudas de 10 diferentes espécies de árvores nativas foram plantadas em dois dos parques municipais: o Cotia-Pará e o Perequê. Além de contribuir para melhorar o clima local e a qualidade de vida da população, o plantio de árvores traz uma série de outros benefícios, como a redução do calor urbano, a criação de áreas sombreadas e a absorção do dióxido de carbono (CO²) emitido na atmosfera.

Segundo Halan Clemente, secretário Municipal de Meio Ambiente, foram plantadas 10 mudas Jerivás (Syagrus romanzoffiana), 10 da espécie Jussara (Euterpe edulis), 10 Araçás-vermelhos (Psidium cattleianum), 10 Aroeiras (Schinus), 10 Pitangas (Eugenia uniflora), 10 Ingás Edulis, 10 Carne de Vaca (Clethra scabra), 10 Araribás (Centrolobium tomentosum), 10 Pêssegos da Mata (Eugenia myrcianthes) e 10 Paineiras (Chorisia speciosa).

A ação faz parte do Projeto Guará-Vermelho, uma iniciativa da Ong Nudaer em parceria com a Petrobras, que disponibiliza os recursos por meio do Programa Petrobras Socioambiental, cujo intuito é promover a recuperação, conservação e preservação ambiental, da biodiversidade e do ecossistema da bacia hidrográfica dos rios Cubatão e Casqueiro, bem como os seus afluentes. A ação tem apoio da Prefeitura de Cubatão.

Seleção – As escolha das mudas considerou as características específicas locais, como clima, solo e vegetação, garantindo benefícios, adaptação e um crescimento saudável dessas árvores. “Ao receberem estas 100 novas mudas de diferentes espécies, os parques municipais estão se transformando em áreas densamente arborizadas”, contou o secretário. Ele reforçou ainda que “cada espécie foi cuidadosamente escolhida, com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de promover sua permanência a longo prazo. Entre as mais de 10 selecionadas, algumas se destacam pelo seu potencial ecológico”. Como, por exemplo, as três espécies citadas abaixo:

Jerivá – Devido à sua forma e tamanho, é ideal para fornecer sombra em áreas externas, muito útil em regiões de clima quente. Suas folhas e troncos contribuem para a ciclagem de nutrientes no solo. Além disso, as sementes podem ser uma fonte de alimento para alguns animais silvestres.

Araçá-Vermelho – Os frutos são uma fonte de alimento para diversas aves e outros animais, o que pode contribuir para a biodiversidade local. Esta árvore também chama a atenção por suas folhas brilhantes e flores brancas ou rosadas, que aparecem na primavera e no verão.

Ingá Edulis – É benéfica para a vida selvagem e se destaca como uma opção eficaz para recuperar solos degradados, pois suas raízes ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão.

De acordo com os organizadores, o Projeto Guará-Vermelho planeja expandir sua iniciativa, com o plantio adicional de mais cem mudas em outras áreas da cidade. “Além destas atividades de plantio, são realizadas mensalmente ações de limpeza e de conscientização ambiental, visando um futuro mais verde e sustentável”, completou o titular da pasta de Meio Ambiente de Cubatão.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação Projeto Guará-Vemelho