Cubatão aceita a carteira de trabalho digital

Emissão pode ser feita através de aplicativo baixado no aparelho celular

A carteira de trabalho impressa em papel está com seus dias contados, segundo a portaria 1.065/2019 do Ministério da Economia que determina a emissão do documento somente por meio eletrônico. A novidade será aceita, inclusive, no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Cubatão – PAT. “A carteira física, como é conhecida hoje, somente será expedida se o cidadão não aceitar de maneira alguma a versão digital”, explica o secretário Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável de Cubatão, Marcos Espírito Santo.
A emissão da portaria aconteceu no dia 24 de setembro. O intuito é ajudar os trabalhadores que, agora, terão o documento na palma da mão. Além disto, assim como descrito na emissão da portaria, cada cidadão será um agente fiscalizador de todo o processo. Podendo checar se a empresa informou o vínculo e forneceu todas as informações corretas nos sistemas do Governo.
Para baixar o aplicativo e efetivar a carteira de trabalho digital, os trabalhadores devem acessar o seguinte link https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital ou http://trabalho.gov.br/component/content/article?id=7256. Está disponível para os sistemas Android e iOS. Entre os benefícios listados pelo Ministério da Economia com o lançamento da Carteira de Trabalho Digital está a diminuição da pressão na rede de atendimento, a agilidade na acessão às informações, a fácil integração das bases de dados do Ministério e a projeção para redução de custo administrativo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais