PAT de Cubatão adota medidas especiais para atender candidatos às vagas de emprego

Aumento de  ofertas de emprego na área industrial atrai, diariamente, centenas de trabalhadores ao posto, exigindo agilidade para recebimento de currículos

O aumento de ofertas de vagas de trabalho no Polo Industrial, aliado à crise de emprego na região, tem atraído centenas de pessoas diariamente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão. Isso levou a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed), que coordena as atividades do órgão em Cubatão, a adotar medidas especiais destinadas a facilitar aos desempregados a entrega de seus currículos para encaminhamento às empresas que estão oferecendo as vagas.
Uma das providências mais eficientes tem sido a não individualização do atendimento, que exigiria a mobilização de grande número de funcionários e provocaria a formação de longas filas. Foram montadas bancadas, com caixas cada uma delas tendo a identificação da empresa e a profissão requisitada. O desempregado só tem de colocar seu currículo no recipiente referente à vaga pretendida. Funcionários do PAT atuam no local, orientando sobre tal procedimento. Os documentos, ao final do expediente, são recolhidos para posterior envio às empresas, as responsáveis pela seleção e contratação dos trabalhadores.
Segundo Marcos Espírito Santo, secretário municipal de Emprego, o movimento tem sido intenso, atingindo o ponto culminante quando foram anunciadas vagas para ajudantes. “Pelo menos 10 mil pessoas estiveram aqui”, disse. Mesmo nas convocações para profissionais qualificados, a demanda é grande. Nesta sexta-feira (7), por exemplo, cerca de mil pessoas compareceram só na parte da manhã.
Para Marcos, isso é reflexo da gravidade da crise do emprego, hoje no País. “Na Baixada, há em torno de 13 mil desempegados, dos quais entre 6 mil são de Cubatão”, afirmou.
A Prefeitura, conforme Marcos, esforça-se para atenuar o impacto dessa crise na Cidade. “Um acordo sindical estabelece que 70% das vagas oferecidas sejam destinadas a moradores da cidade”, garante o secretário, lembrando que este acordo foi antecedido de inúmeras gestões envolvendo a Prefeitura, a Comissão Municipal de Desempregados e representantes do Polo Industrial.
Para as atuais reformas nas unidades industriais da Refinaria Presidente Bernardes, 90% dos contratados são de Cubatão, informa Marcos Espírito Santo. A Prefeitura  tem procurado, também, propiciar mais condições para os cubatenses disputarem as vagas oferecidas. Por isso, com patrocínio das indústrias, a Semed promove cursos de qualificação de mão-de-obra. “Só nos últimos nove meses, qualificamos cerca de  500 trabalhadores da cidade”, disse o secretário.

Texto: Paulo Mota – MTb 12.814