Pesquisa regional sobre proliferação do coronavírus chega à segunda fase em Cubatão

Testagem rápida de covid-19 em munícipes tem valor epidemiológico; serão realizados testes em 167 moradores

De 13 a 15 de maio, as equipes a serviço da pesquisa regional sobre a proliferação do coronavírus na Baixada Santista voltam aos bairros de Cubatão para realizar teste rápido em 167 moradores da cidade escolhidos por critérios de distribuição da população pela cidade.
As nove equipes da Secretaria de Saúde, sob coordenação do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), são formadas por enfermeira, que fará o questionário e o teste, acompanhada por agente comunitário de Saúde e agente de Endemias, profissionais que conhecem os bairros e que são familiares aos moradores. Todos estarão identificados e com Equipamentos de Proteção Individual.
As equipes irão até as casas das pessoas de acordo com um percurso que replica a divisão censitária da cidade. Cada abordagem está estimada em 20 minutos. Não serão feitos testes na rua.
A testagem faz parte do estudo epidemiológico que começou a ser realizado em conjunto pelas nove cidades da Baixada Santista. Até 12 de maio, a testagem será realizada em 10 mil pessoas, divididas em quatro fases de 2,5 mil moradores.
O estudo é realizado pelas prefeituras por meio do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Condesb). O objetivo é identificar a velocidade com que o novo coronavírus está se alastrando pela região para que a administração dos municípios possam tomar decisões a partir de informações científicas.