...

Petrocoque amplia investimentos sociais em Cubatão e patrocina oito projetos em 2026 por Leis de Incentivo

  • 5 min de leitura

A Petrocoque, líder sul-americana na produção e comercialização de coque calcinado de petróleo, anuncia o patrocínio a oito projetos sociais em 2026, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, ao Esporte e aos Fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, alinhada à sua estratégia ESG. Em 2025, a empresa apoiou dois projetos via leis de incentivo e para o próximo ano, amplia significativamente seu alcance, destinando recursos a ações que promovem educação, cultura, esporte e inclusão social, beneficiando crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade. “Em 2026, damos um passo importante ao apoiar oito projetos via leis de incentivo, ampliando o alcance das nossas ações. Acreditamos que investir em iniciativas transformadoras é uma forma concreta de gerar impacto positivo e fortalecer o nosso papel como empresa cidadã”, comentou Henrique Jager, diretor presidente da Petrocoque.

Os projetos patrocinados por Lei Rouanet são: Oficinas Querô – O Instituto Querô, organização sem fins lucrativos, anualmente, realiza projetos como Oficinas Querô, Querô na Escola, Querô Comunidade, Oficina de Cinema para Pessoas com Deficiência, Sessões Querô de formação de plateia em escolas e Sessões de Estreias em cinemas e comunidades, beneficiando cerca de 2.000 jovens de baixa renda familiar da Baixada Santista, em sua maioria mulheres, negros, LGBTQIA+ e estudantes de escolas públicas.

Mais de 600 jovens já se capacitaram nas Oficinas Querô, cerca de 12 mil alunos de escolas públicas e instituições passaram pelo Querô na Escola, 200 moradores integraram o Querô Comunidade, até aqui, já são quase 500 produções audiovisuais realizadas e 132 prêmios conquistados.

Evolução X – Utiliza o teatro como atividade de educação complementar, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social de crianças e adolescentes da rede pública. O projeto oferece curso de teatro com aulas semanais durante 12 meses, atendendo 100 alunos, que também participam da encenação de espetáculos gratuitos abertos à comunidade.

Cubatão Sinfonia – O Programa Cubatão Sinfonia, em sua quinta edição, oferece oficinas de música e dança na Cota 200 e em três escolas públicas da cidade, atendendo cerca de 600 alunos por ano. O programa promove disciplina, concentração, pensamento crítico, cidadania e melhora na convivência familiar e comunitária. A iniciativa amplia oportunidades, reduz riscos sociais e estimula
talentos artísticos na comunidade

Para a Lei do Desporto, os projetos incentivados pela Petrocoque em 2026 são: Educando para o Esporte Fase V | Judô – Realizado na Casa da Esperança, em Cubatão, o projeto promove a democratização do esporte por meio de aulas gratuitas de judô para 80 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A iniciativa contribui para a formação cidadã, incentivando a inclusão, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças e jovens com deficiências intelectual atendidas pela associação.

Esporte é Saúde | Vôlei – Realizado na Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, o projeto oferece gratuitamente aulas de vôlei para 60 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A ação estimula a inclusão social, a adoção de hábitos saudáveis e o fortalecimento de valores de cidadania entre jovens em situação de vulnerabilidade social. Foi um dos projetos que contribuiu para que a escola ganhasse título internacional em 2025.

Integrar Arte e Vida – O Projeto Integrar Arte e Vida oferece atividades de Judô, Dança e Futsal para 150 crianças no contraturno escolar. As ações são realizadas na UME Padre Antônio Olivieri Filho, no Jardim Casqueiro, em Cubatão. O projeto promove desenvolvimento físico e social ajudando na formação e combatendo a evasão e repetência escolar.

Com o Fundo da Criança, contribuímos com a realização do seguinte projeto:  Construindo o Saber – O Construindo o Saber transforma a rotina de 240 crianças e adolescentes da Vila dos Pescadores, em Cubatão. No contraturno escolar, o projeto oferece oficinas socioeducativas, culturais, esportivas e ambientais que ampliam horizontes, desenvolvem habilidades e promovem proteção social. Além das atividades diárias, os participantes recebem acompanhamento psicossocial contínuo, fortalecendo vínculos familiares e prevenindo situações de risco.

E para o Fundo do Idoso, o projeto será:
Vidas em Movimento – O Projeto “Vidas em Movimento” vis atender 50 pessoas idosas a partir de 60 anos, ambos os sexos, oferecendo ações para cultivar o senso de pertencimento e identidade, reforçar o fortalecimento dos vínculos familiares, a socialização, e conhecer seus direitos e garantias de defesa. O projeto, que acontecerá de segunda a quinta, visa promover o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, na busca de sua emancipação e no enfrentamento da vulnerabilidade social.

Sobre a Petrocoque – Fundada em 1972, a Petrocoque é uma indústria do setor petroquímico que atua na produção e comercialização de coque calcinado de petróleo, além da geração e venda de energia elétrica e vapor. Com sede em Cubatão (SP), a empresa é líder na América do Sul e tem como acionistas a Petrobras e a Universal Empreendimentos Ltda. A companhia opera com três unidades calcinadoras e uma unidade de cogeração de energia elétrica, com capacidade de produção de 550 mil toneladas de coque por ano e geração de até 18 MW.
A Petrocoque mantém um compromisso sólido com segurança, ética, sustentabilidade e excelência operacional, seguindo as melhores práticas
de governança corporativa e responsabilidade socioambiental.

Por: Comunicação Petrocoque
Fotos: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais