Poupatempo em Cubatão: autorizo é assinado nesta segunda-feira (24)

O equipamento será  construído em um terreno na Vila Couto

As obras de construção do Poupatempo em Cubatão devem começar no segundo semestre deste ano, de acordo com o prefeito Ademário Oliveira. O terreno de 1500 m² que vai abrigar o equipamento pertence ao município e está localizado na Rua Dr. Fernando Costa, 931, na Vila Couto. Nesta segunda-feira (24), o prefeito esteve na Capital onde participou da cerimônia de assinatura do autorizo, por parte do governador João Doria, para implantação da nova unidade do Poupatempo em Cubatão.
Ademário Oliveira destacou a alegria em ver um planejamento de campanha virar realidade e reafirmou a importância do equipamento que trará autonomia e comodidade para os munícipes: “Vai facilitar a vida das pessoas. Somos 137 mil habitantes. É trabalhoso para o cidadão cubatense sair da cidade, gastar com condução para ter acesso ao Poupatempo. Feliz em podermos oferecer os serviços com o padrão de qualidade que já conhecemos”.
O investimento da Prefeitura para construção do Poupatempo Cubatão será por volta de R$ 2 milhões e integra o novo formato do equipamento por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa. O modelo já foi testado em projetos pilotos em cidades como Aguaí e Lençóis Paulistas. Entre os serviços oferecidos estão os do Instituto de Identificação (IIRGD), taxas cobradas pela prefeitura, serviços ligados ao trânsito com a integração do Ciretran (posto do Detran na cidade).
Na cerimônia na Capital, o prefeito Ademário esteve acompanhado pelo staff do Governo Municipal e também pelo deputado estadual Kenny Mendes que é da Baixada Santista. O investimento do Estado na implantação dos novos postos é de aproximadamente R$ 3,7 milhões e serão viabilizadas em parceria com as prefeituras, contando com estrutura mais moderna e tecnológica, proporcionando segurança e comodidade.
“O Poupatempo é uma referência nacional e internacional, com agilidade, eficiência nos serviços e nível de satisfação acima de 90%. Temos o primeiro Poupatempo digital do Brasil. Nós somos um governo 100% sem papel. Hoje, as 645 prefeituras do estado de São Paulo operam digitalmente, essa é uma grande vitória, somos o primeiro Estado 100% digital do país”, destacou o governador Doria. As novas unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista.
“É um dia para comemorarmos. Que esse modelo Poupatempo nos sirva de referência como já serve e de inspiração para continuarmos essa trajetória mesmo com todas as dificuldades e atenção à saúde publica que a pandemia nos obriga, mas olhando de maneira transversal o nosso governo, prestando bons serviços à sociedade”, afirmou Rodrigo Garcia, Vice-Governador e Secretário de Governo do Estado.
Serviços digitais – Atualmente, 85% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros.
Programa Poupatempo – Administrado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado – o Programa Poupatempo, possui 23 anos de existência e já beneficiou mais de 607 milhões de cidadãos. Com o início da pandemia, em março do ano passado, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais, para melhor atender a população. Atualmente, são 137 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.
Fotos: Lourival França/PMC
Link para fotos: clique AQUI ou acesse https://link.shutterfly.com/nlFTV5jYwgb