Prazo para o alistamento militar em Cubatão segue até dia 30 de junho

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 devem fazer o alistamento militar até dia 30 de junho pelo site https://alistamento.eb.mil.br/ ou presencialmente na Junta Militar de Cubatão (Av. Dr. Fernando Costa, 1096) sempre das 9h30 às 1130 e das 13h30 às 16h.

Alistamento online – deve acessar o site https://alistamento.eb.mil.br/, clicar em “Alistamento Militar”, inserir o número do CPF e Cadastrar uma senha no gov.br (que garante a  identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo). Preencher o formulário para validação dos dados pessoais. Após o alistamento, deverá consultar nesse mesmo site sua situação no processo seletivo.

Alistamento presencial – comparecer à Junta Militar. Levar RG, CPF e comprovante de residência. Outras informações pelo WhatsApp 13 98880-2300.

Todos os brasileiros são obrigados a se inscrever no Serviço Militar conforme previsto no Art. 143 da Constituição Federal. A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1° dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos.

Vale lembrar que quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
– Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
– Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
– Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.