...

Prefeito Ademário discute regularização fundiária das cotas com o secretário estadual de habitação

  • 4 min de leitura

Objetivo é iniciar a regularização pela Cota 200, contemplando pelo menos 812 famílias

 
O prefeito Ademário Oliveira se reuniu na manhã desta terça-feira (4) com o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary. Eles visitaram ruas e avenidas da Cota 200, e o Parque Linear, lugares que passaram pelo processo de urbanização dentro do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. No encontro, o prefeito, o secretário estadual e a secretária municipal de Habitação, Andréa Castro, falaram sobre a regularização fundiária dos bairros Cota e uma possível aceleração do processo.
A cidade já tem convênio com o Programa Cidade Legal, um projeto de regularização fundiária do Governo do Estado. Por meio desse programa, o município está contando com o apoio técnico da Secretaria Estadual de Habitação para a elaboração dos projetos que levarão à expedição das certidões de regularização. Mas será um processo gradual. “Devemos iniciar o processo pela Cota 200 que já recebeu a intervenção do Programa Socioambiental, totalizando 812 famílias nesse bairro. Com isso, aceleramos mais uma etapa em nosso objetivo de regularização fundiária no município.”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira.
Em decisão conjunta entre o Programa de Recuperação Sociombiental da Serra do Mar e Secretaria Municipal de Habitação, optou-se pelo início do processo na Cota 200 e pela divisão em 5 sub-núcleos para facilitar o trabalho técnico. Além do primeiro núcleo que deve ser atendido, o Jardim Europa que possui 86 famílias, os outros são: Mangueira com 262 famílias; Maria Helena com 163 famílias; Shopping com 234 famílias; e Caminho do Rio com 67 famílias. Vale lembrar que a cidade de Cubatão tem buscado a regularização fundiária de outros espaços como Vila São José e Jardim Nova República.
Entrega de certificados – Flávio Amary também participou da certificação de munícipes que integraram as oficinas do projetos sociais realizados nas Cotas pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. As oficinas aplicadas e ministradas aos moradores das Cotas no primeiro semestre deste ano foram: Arte-educação do Ateliê Arte nas Cotas; Economia Solidária do Nesdel; Projeto Com-Com – Comunicação Comunitária; Educação Ambiental do projeto Cota Viva; Limpeza Urbana do projeto Varre-Vila; e Pós-urbanização com foco em Turismo de base comunitária do projeto Tur na Serra. “Estes projetos são importantes para entender a comunidade”, compartilhou o secretário Flavio Amary.
Fique por dentro dos projetos sociais na região das Cotas:
Nesdel – A atenção do Núcleo de Desenvolvimento Local e Economia Solidária das Cotas está nos meios de geração de renda. Cursos de economia solidária, técnica de patchwork, atendimento ao cliente, comércio justo e solidário, entre outros, fazem parte da grade da companhia.
Com Com – O projeto Comunicação Comunitária é centrado na educação do bairro. Batalhando pela formação dos munícipes na área da comunicação, mídias e produção. Cursos como: assessoria de imprensa, jornal, fotografia, rádio, redes sociais e outros, são oferecidos pela equipe.
Cota-Viva – Ações socioambientais caracterizam esta associação. Os moradores no local ganham a chance de se tornarem Agentes Comunitários Ambientais, com os cursos de: ecoturismo, viveiristas e jardineiros-ecológicos.
Arte nas Cotas – Artistas plásticos e arte-educadores são símbolos da iniciativa. Serigrafia, políticas culturais e formação em cerâmica são alguns dos cursos ministrados pela turma.
Projeto Varre-Vila – Apresentam meios corretos para o descarte de resíduos e cuidados com o bairro.
Tur na Serra – Moradores são treinados para a monitoria de visitas guiadas de turistas a região das Cotas. Curso de pós-urbanização, com ênfase em turismo, é aplicado para os interessados.
Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entra na lista dos projetos sociais da cidade com o ”Programa Serra do Mar”, que visa à conscientização ambiental e produção de conteúdos para própria sociedade; deixando de modo acessível informações socioambientais. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e as secretarias estaduais da Habitação e de Infraestrutura e Meio Ambiente são os responsáveis por trás deste programa de recuperação.
 
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais