Objetivo é iniciar a regularização pela Cota 200, contemplando pelo menos 812 famílias
O prefeito Ademário Oliveira se reuniu na manhã desta terça-feira (4) com o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary. Eles visitaram ruas e avenidas da Cota 200, e o Parque Linear, lugares que passaram pelo processo de urbanização dentro do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. No encontro, o prefeito, o secretário estadual e a secretária municipal de Habitação, Andréa Castro, falaram sobre a regularização fundiária dos bairros Cota e uma possível aceleração do processo.
A cidade já tem convênio com o Programa Cidade Legal, um projeto de regularização fundiária do Governo do Estado. Por meio desse programa, o município está contando com o apoio técnico da Secretaria Estadual de Habitação para a elaboração dos projetos que levarão à expedição das certidões de regularização. Mas será um processo gradual. “Devemos iniciar o processo pela Cota 200 que já recebeu a intervenção do Programa Socioambiental, totalizando 812 famílias nesse bairro. Com isso, aceleramos mais uma etapa em nosso objetivo de regularização fundiária no município.”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira.
Em decisão conjunta entre o Programa de Recuperação Sociombiental da Serra do Mar e Secretaria Municipal de Habitação, optou-se pelo início do processo na Cota 200 e pela divisão em 5 sub-núcleos para facilitar o trabalho técnico. Além do primeiro núcleo que deve ser atendido, o Jardim Europa que possui 86 famílias, os outros são: Mangueira com 262 famílias; Maria Helena com 163 famílias; Shopping com 234 famílias; e Caminho do Rio com 67 famílias. Vale lembrar que a cidade de Cubatão tem buscado a regularização fundiária de outros espaços como Vila São José e Jardim Nova República.
Entrega de certificados – Flávio Amary também participou da certificação de munícipes que integraram as oficinas do projetos sociais realizados nas Cotas pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. As oficinas aplicadas e ministradas aos moradores das Cotas no primeiro semestre deste ano foram: Arte-educação do Ateliê Arte nas Cotas; Economia Solidária do Nesdel; Projeto Com-Com – Comunicação Comunitária; Educação Ambiental do projeto Cota Viva; Limpeza Urbana do projeto Varre-Vila; e Pós-urbanização com foco em Turismo de base comunitária do projeto Tur na Serra. “Estes projetos são importantes para entender a comunidade”, compartilhou o secretário Flavio Amary.
Fique por dentro dos projetos sociais na região das Cotas:
Nesdel – A atenção do Núcleo de Desenvolvimento Local e Economia Solidária das Cotas está nos meios de geração de renda. Cursos de economia solidária, técnica de patchwork, atendimento ao cliente, comércio justo e solidário, entre outros, fazem parte da grade da companhia.
Com Com – O projeto Comunicação Comunitária é centrado na educação do bairro. Batalhando pela formação dos munícipes na área da comunicação, mídias e produção. Cursos como: assessoria de imprensa, jornal, fotografia, rádio, redes sociais e outros, são oferecidos pela equipe.
Cota-Viva – Ações socioambientais caracterizam esta associação. Os moradores no local ganham a chance de se tornarem Agentes Comunitários Ambientais, com os cursos de: ecoturismo, viveiristas e jardineiros-ecológicos.
Arte nas Cotas – Artistas plásticos e arte-educadores são símbolos da iniciativa. Serigrafia, políticas culturais e formação em cerâmica são alguns dos cursos ministrados pela turma.
Projeto Varre-Vila – Apresentam meios corretos para o descarte de resíduos e cuidados com o bairro.
Tur na Serra – Moradores são treinados para a monitoria de visitas guiadas de turistas a região das Cotas. Curso de pós-urbanização, com ênfase em turismo, é aplicado para os interessados.
Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entra na lista dos projetos sociais da cidade com o ”Programa Serra do Mar”, que visa à conscientização ambiental e produção de conteúdos para própria sociedade; deixando de modo acessível informações socioambientais. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e as secretarias estaduais da Habitação e de Infraestrutura e Meio Ambiente são os responsáveis por trás deste programa de recuperação.
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação