Em evento realizado sábado (22), o Startup Day Cubatão, o prefeito César Nascimento assinou o termo de compromisso “Cidade Empreendedora Azul”, que formaliza o pacto do município com o desenvolvimento socioeconômico sustentável, que promove empreendedorismo e a inovação com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social, uma iniciativa do Sebrae, que se destina aos gestores públicos que buscam transformar seus municípios em “Cidades Empreendedoras”. Ato contínuo, assinou também o lançamento do “Programa Startups Cubatão”, um conjunto de iniciativas e ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae para capacitar pessoas a entender melhor e atuar no ramo das startups. O programa tem como meta encampar diversas iniciativas, como cursos, palestras, materiais, consultoria, acompanhamento, etc.
“Essa sinergia de reunir pessoas que atuam e fomentam essa área é muito satisfatório para nós da Administração. Fico feliz em assinar este compromisso e lançar esse programa tão promissor para a nossa cidade. São duas situações que chegam já trazendo boas perspectivas e que vêm para mudar a realidade. Há um longo caminho a percorrer, mas tenho certeza vamos atingir os nossos objetivos nesse sentido, pois estamos na direção certa. Obrigado a todos os atores envolvidos, que não são poucos, neste processo de construção”, resumiu o prefeito César.
O evento ocorreu no Bloco Cultural, uma realização do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo (Semed). De acordo com os organizadores, o Startup Day é feito para gerar oportunidade para quem tem a pretensão de se aprofundar no futuro das profissões e no desenvolvimento de novos negócios. Tido como de grande relevância no ecossistema de inovação, criado pelo Sebrae Startups e realizado simultaneamente em todo o Brasil, só no ano passado, mais de 26 mil pessoas participaram de eventos espalhados em 184 municípios brasileiros. Uma das maiores iniciativas foi o fomento à inovação e a empreendedorismo no país, vez que reúne empreendedores, estudantes, investidores e especialistas.
A programação do evento esteve repleta de conteúdos valiosos para quem desejava se conectar com o mundo das startups e da inovação, cujo tema central de 2025 é “Desafios e Visão de Futuro” e a proposta é discutir os avanços e obstáculos enfrentados pela cidade, além de explorar novas possibilidades para o desenvolvimento do município e seus cidadãos. O evento contou com profissionais de destaque da cidade e região, que compartilharam suas visões sobre o futuro da economia, inovação e empreendedorismo.
Os participantes puderam acompanhar palestras atrativas, como “Polo Industrial de Cubatão: uma história de superação, tecnologia e inovação”, com Ricardo Salgado, diretor do Cide/Ciesp Cubatão. A plateia ainda pôde conferir dois painéis, cujas abordagens foram: “Desafio e visão de futuro do Polo Industrial de Cubatão”, tendo como mediador Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, e “Desenvolvimento da inovação na cidade de Cubatão”, com participação da secretária municipal e Ciência, Inovação e Tecnologia Lidiane Goulart. O mediador foi Márcio Cruz, Consultor de Negócios e Inovação do Sebrae Baixada Santista.
Tanto as palestras quanto os painéis ministrados foram momentos propícios aos expositores transmitirem, além do contexto histórico, as perspectivas das grandes empresas locais e as tendências tecnológicas para os setores de atuação, falando ainda das oportunidades e dos cenários na questão da empregabilidade em Cubatão e também no âmbito regional. Enfim, conforme traduziu Márcio Cruz (do Sebrae), esse tipo de evento “ajuda a abrir os olhos para o futuro das profissões e alerta sobre a importância de integrar as novas gerações ao mundo das startups e das indústrias inovadoras”. Na plateia, cerca de 40 alunos do SENAI, dos cursos de Informática Básicas e Ciber Segurança com Soluções Fortinet. Também prestigiou o evento o vereador Washington Luiz (Carioca).
Demais participantes: Daniel Divino Rodrigues – Diretor da Unidade de Formação da Escola Senai Cubatão e Santos; Douglas Luan – Relações Institucionais da Usiminas; Luan Melo e Cíntia Garrido Ferreira (da equipe Sebrae); Leandro Campelo – diretor de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Cubatão e Malber Ferreira – secretário executivo da diretoria da ACIC – Associação Comercial e Indústria de Cubatão.
“Aproveito para agradecer aos palestrantes e aos demais participantes que atuaram nos painéis, cada um deixando sua rica contribuição para o brilhantismo desse evento, com valiosas apresentações. Registro também um agradecimento especial à toda equipe do Sebrae, que se dedicaram incansavelmente para tornar este encontro um sucesso e incluir Cubatão nesse dia tão importante para o ecossistema de inovação. Estamos apenas começando, mas tenho certeza que, com colaboração de todos, Cubatão se tornará um exemplo de inovação e desenvolvimento, sempre pensando em futuro ainda melhor “, finalizou o titular da Semed Fabrício Lopes.
Texto e fotos: Secom Cubatão