Prefeitura de Cubatão assina contratos do programa ‘Bolsa Atleta’ beneficiando 73 esportistas da cidade

Pelo menos 73 atletas cubatenses, de diversas modalidades, serão beneficiados pelo programa ‘Bolsa Atleta’. A cerimônia simbólica de assinatura dos contratos foi nesta segunda-feira (15), na sala da reuniões do Gabinete do prefeito Ademário Oliveira. Uma das mais animadas era Luiza Alves de Jesus, carateca de 16 anos de idade. Ela foi contemplada com a bolsa para ajudar nos treinamentos.

Dona de resultados impressionantes, Luiza concilia os treinamentos com o professor Allan Vicente e o ensino médio-técnico em Logística na ETEC. “Estou  muito feliz e quero me dedicar cada vez mais”, afirmou a esportista que atualmente é campeã brasileira de Karatê na categoria sênior Goju-Ryu e campeã paulista nas categorias Júnior e Sênior. Luiza também integrou a Seleção Brasileira de Karatê no Pan Americano do México em 2022 e do Rio de Janeiro em 2018.

“Todos os esportistas foram contemplados por sua competência, atendendo aos critérios da lei municipal que disciplina o ‘Bolsa Atleta’. O ranqueamento para concessão dos benefícios vale para atletas da nossa Cidade, que competem por ela, levando o nome de Cubatão para tantos lugares ao redor do Brasil e do mundo”, explicou o prefeito.

Ademário Oliveira destacou que a lei 4.187/2022 é um marco para garantir que os esportistas sejam contemplados por um ranking de resultados, sem apadrinhamentos. “Essa nova roupagem do ‘Bolsa Atleta’ atende aqueles que entendem que o Esporte, além das competições, é cidadania e qualidade de vida”, completou.

Os atletas foram contemplados nas modalidades de Voleibol (21), Basquete (17), Karatê (16), Wrestling (7), Judô (4),  Atletismo (3), Handball (2), Kickboxing (1), Natação (1) e Halterofilismo Paralímpico (1). O Bolsa Atleta é destinado aos esportistas que representam exclusivamente e residem no município, tem alto rendimento em modalidades olímpicas, praticam esportes individuais e demais modalidades constantes no calendário anual do Estado, tem idade mínima de 14 anos e são vinculados a uma entidade esportiva sediada na cidade. Isso, além de comprovar a representatividade do município prestando serviço voluntário em projetos conforme sua área de prática esportiva e ter participado de competições esportivas estaduais, nacionais ou internacionais no ano anterior representando Cubatão.

Conforme o decreto nº 11.763/2022, o valor máximo do benefício é de R$ 1.000,00.  No edital, os interessados optaram entre a ‘Bolsa Atleta’ – cujo valor varia de acordo com a classificação do esportista – e a bolsa de estudos (50% do das anuidades para quem estiver no ensino médio, técnico-profissionalizante ou superior).

“Seguimos com o pensamento de que Esporte é investimento. Essa lei vem com o objetivo de fomentar quem está na ponta e tem potencial para crescer. Eu sou um entusiasta do mundo esportivo e entendo que começamos um trabalho que só tende a ser aprimorado”, enfatizou César Nascimento, secretário de Governo, que parabenizou o secretário de Esportes Alessandro Bortolomasi pela condução do processo. A vereadora Jaque Barbosa também participou da cerimônia.

Por: Morgana Monteiro/Secom Cubatão
Fotos: Thiego Barbosa/Secom Cubatão