Prefeitura de Cubatão e Polícia Militar definem ações para segurança na rodovia próximo ao vale verde

Assunto foi debatido em reunião realizada nesta terça-feira (4) na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania
Recuperação de toda a iluminação do viaduto de retorno do km 277 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, mudança no itinerário das viaturas da Policia Militar Rodoviária e a viabilização de novas câmeras de videomonitoramento no trecho da rodovia próximo ao bairro do Vale Verde foram as propostas apresentadas durante uma reunião no gabinete do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Jefferson Cansou. O encontro aconteceu nesta terça-feira (4) e contou com a presença de moradores do bairro, representantes das Polícias Militar e Rodoviária, e da Ecovias.
A reunião, convocada pelo secretário municipal de Segurança Pública, tinha um objetivo claro: apontar caminhos para a melhoria da segurança no entorno do km 277, onde atualmente existe um retorno para os motoristas que precisam voltar para Cubatão ou Guarujá. “Hoje nós colocamos todos os envolvidos para debater a questão da segurança naquele trecho da Rodovia Padre Manoel da Nobrega que já tem sido alvo de reclamações de munícipes e da Secretaria também”, comentou Jefferson Cansou.
Durante a reunião, os moradores expuseram os problemas que têm ocorrido naquele retorno. Moradores e motoristas que transitam por ali afirmam que são assaltados com frequência. Apontaram que a falta de iluminação do viaduto facilita a ação de bandidos, assim como a deficiência do videomonitoramento no local e a falta de um policiamento mais intenso.
O Capitão da Policia Rodoviária do Estado de São Paulo, Moacir Mathias, responsável pelo patrulhamento das rodovias das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira, afirmou na reunião que vai modificar os itinerários das viaturas que estão próximos do Vale Verde. “Esse é o primeiro passo para que o local ofereça mais segurança aos motoristas que precisam passar por ali todos os dias”, afirmou.
O capitão também ressaltou que é necessário que a Ecovias faça o reparo da iluminação no trecho. “Quanto melhor a iluminação, mais intimidado o criminoso se sente”. A Ecovias, por sua vez, se comprometeu em arrumar a iluminação até a próxima quinta-feira (6).
Videomonitoramento – A respeito da ampliação do videomonitoramento naquele trecho da rodovia, o capitão da Polícia Rodoviária ressaltou que é preciso conversar com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) para que seja autorizada essa ampliação. “Quem concede essa autorização para a concessionária é a Artesp”, comentou.
“Vamos fazer a intermediação junto à Artesp para que possamos sentar e debater a melhor solução. A Ecovias, junto com a Polícia Militar farão um mapeamento prévio dos locais onde as câmeras podem ser colocadas e então levaremos todo o projeto até a Agência para que seja estudada essa possibilidade e, finalmente, autorizar a instalação”, comentou Jefferson Cansou.
O capitão Elizardo Matos, do comandante da 4ª Companhia do 21° Batalhão da Polícia Militar do Interior, sinalizou a ideia de envolver a indústrias do Polo de Cubatão nessa discussão. “Eles nos auxiliaram com as novas viaturas e também têm interesse em melhorar a segurança na rodovia. Inclui-los neste diálogo pode acelerar o processo de instalação das câmeras”, finalizou.

Marcel Nóbrega