A Prefeitura de Cubatão marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, promovida pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Cubatão, que teve início com foco na inovação e na conscientização digital. A programação segue até o dia 18 de outubro, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, proposto nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia (Secit) apresenta os principais trabalhos realizados na área tecnológica, destacando soluções já implantadas no município que facilitam o dia a dia dos cidadãos e fortalecem a gestão pública digital. Lidiane Goulart Fogaça, secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia, destacou que a pasta foi criada com o objetivo de transformar Cubatão em uma cidade inteligente, com inovações voltadas ao atendimento ao público. “Hoje, todas as secretarias da Prefeitura já apresentam ações inovadoras. Estaremos exibindo materiais de todas a pastas. Estamos cumprindo nossa missão com muita responsabilidade e, em parceria com o Instituto Federal, teremos ainda mais iniciativas voltadas ao incentivo à ciência e à inovação para apresentar à população cubatense”, afirmou.
A secretária informou ainda que todos os visitantes do estande da Prefeitura poderão participar de um quiz, por meio de um QR Code, e concorrer a um tablet, que será sorteado no último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O stand da Secit apresenta projetos voltados à segurança digital para pessoas idosas, desenvolvidos por estudantes, com abordagem didática e acessível sobre os riscos no uso de dispositivos e redes online, reforçando a importância da educação digital e da inclusão tecnológica além de apresentar diversas inovações tecnológicas já implantadas na administração pública, como:
Plataforma Digital de Comunicação Oficial – Domicílio Eletrônico: lançada em setembro de 2025, com o objetivo de agilizar o envio de comunicados, notificações e avisos oficiais da Prefeitura. Moradores e empresas recebem informações de forma rápida e segura, em um ambiente digital com transparência e economia de tempo.
Secretaria de Habitação: CadHab (Cadastro Habitacional): sistema criado para organizar e centralizar informações habitacionais da cidade, permitindo que os cidadãos realizem seu cadastro online para programas de moradia, garantindo transparência e agilidade nos processos.
Procuradoria Municipal: atendimento fiscal via WhatsApp, facilitando esclarecimentos de dúvidas, negociações de débitos e acompanhamento de processos.
Secretaria de Finanças: atendimento com inteligência artificial via WhatsApp, reduzindo filas e tempo de espera, com suporte disponível 24 horas por dia.
Secretaria de Obras: sistema digital para aprovação de projetos particulares, permitindo que arquitetos e engenheiros enviem plantas e acompanhem os andamentos de forma online, com mais agilidade e transparência.
Instituída pelo Decreto de 9 de junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada anualmente em outubro, sob coordenação do MCTI, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, instituições de ensino, agências de fomento e entidades da sociedade civil.
O objetivo da SNCT é aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo atividades que estimulem a curiosidade, o debate sobre as implicações sociais da ciência e o aprofundamento do conhecimento científico em todo o país.
Evento Paralelo: Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece a I Feira Ecosolidária, que apresenta produtos únicos e sustentáveis, apoiando pequenos produtores e artesãos com o intuito de se conectar com a comunidade e promover a sustentabilidade. São oferecidos produtos alimentícios, doces e salgados, além de diversos tipos de artesanatos.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 9 – Industria, inovação e infraestrutura.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr.