A Prefeitura de Cubatão, por meio da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, mantida pela Secretaria de Educação, realiza na próxima segunda-feira (10), a Oficina de Regência com o maestro Ewerton Ravelli. Músico, trompista e educador com mais de 20 anos de experiência na formação de jovens instrumentistas e na criação de projetos musicais transformadores, o encontro será na sede da Escola, das 19h30 às 22h (Av. Nações Unidas, 168).
Voltada a estudantes, professores e músicos, a oficina proporcionará uma imersão teórico-prática sobre o papel do maestro nos diferentes contextos musicais, ampliando o olhar dos participantes para os desafios e as possibilidades da atuação regencial. Durante o encontro, o maestro abordará te mas fundamentais da arte e da prática da regência, como: Trajetória Profissional do Regente; Percurso formativo e suas possibilidades; Conexões internacionais; Preparação do maestro: ensaio e aula; Pontos focais da regência; Principais desafios da profissão.
Com uma trajetória marcada pela versatilidade e excelência, Ewerton Ravelli coordenou, por mais de duas décadas, o projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, em Mogi das Cruzes (SP), e obteve destaque à frente das Bandas Sinfônicas CEMPRE Limongi e Mário Portes. O maestro foi premiado em competições nacionais e conduziu concertos temáticos de grande repercussão, além de participar de simpósios de regência nos Estados Unidos (Chicago e Milwaukee), sob a orientação de Dr. Tom Bough, Erica Neidlinger e Michael Haithcock.
Atualmente, Ravelli é aluno de Regência do Conservatório de Tatuí, onde foi reconhecido como aluno destaque da classe de regência em 2024 e 2025, atua como trompista da Banda Marcial de Cubatão e é assessor pedagógico da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF). A Oficina de Regência promete ser uma experiência enriquecedora de aprendizado e inspiração, reunindo músicos e educadores em torno do diálogo e da prática musical.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 10 (Redução das desigualdades), ODS 18 (Arte, Cultura e Comunicação). Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Por: Secom Cubatão/MM



