Prefeitura e Caixa dos Servidores promovem curso sobre regimes próprios da Previdência Social

Aulas, destinadas ao funcionalismo municipal,  estão a cargo da Fundação Getúlio Vargas

“Introdução ao estudo dos regimes próprios de Previdência Social” é o nome do curso que está sendo promovido pela Prefeitura, em parceria com a Caixa de Previdência dos Servidores Públicos Municipais, com o objetivo de preparar tecnicamente o funcionalismo para os futuros debates em torno da criação do regime próprio de Cubatão.
O curso, com duração de duas semanas, está a cargo da  Fundação Getúlio Vargas e tem como alunos representantes das secretarias municipais. As aulas ocorrem no Bloco Cultural do Paço Municipal Piaçaguera e são dadas pelo professor Antonio Cruz, da divisão de projetos da FGV.
Ao falar na abertura do curso, na manhã desta terça-feira (14), a chefe de gabinete da Prefeitura, Renata Almeida dos Santos, explicou os objetivos de sua realização: “A  discussão sobre  a Previdência, que começou no âmbito federal, com os debates e aprovação das recentes reformas, não pode deixar de ocorrer no âmbito municipal. Com esse curso, a Prefeitura tem por objetivo prestar orientação aos servidores para, depois, podermos debater o assunto melhor informados e de maneira responsável”, disse. Segundo Renata, o curso tem característica exclusivamente  técnica.
A seguir, falou o superintendente da Caixa de Previdência, Aparecido Amaral de Carvalho, que destacou a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o regime previdenciário próprio, em Cubatão, tendo-se em vista as mudanças ocorridas na recente reforma da Previdência, as quais qualificou como “duríssimas”. Segundo Amaral, o que foi aprovado no Congresso Nacional em nada ajuda a melhorar as condições dos servidores municipais. “Por isso, precisamos criar um modelo que melhor  se adapte à situação do funcionalismo de Cubatão”, disse.
Fundamentos – O professor Antonio Cruz explicou que, durante o curso, serão ensinados os fundamentos da Previdência Social. “De onde vem nosso modelo de Previdência? Quando foi criado? Foi inspirado em que modelo? Como nasce o benefício previdenciário? Essas são algumas das questões cujas respostas serão importantes para que os servidores, no futuro, tenham condições técnicas de discutir o regime próprio que influenciará diretamente suas vidas”, afirmou.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI