Prefeitura entrega castramóvel, que já começa a funcionar neste sábado (19)

Veículo, fruto de emenda impositiva, estará na Vila São José

A Prefeitura de Cubatão dispõe de mais um importante instrumento para garantir a proteção e o bem-estar dos animais e, em consequência, das pessoas. Trata-se do castramóvel, veículo especialmente adaptado para percorrer os bairros, com técnicos que efetuarão a castração gratuita de cães e gatos.
A existência do serviço é possível graças à emenda impositiva ao orçamento municipal, no valor de R$ 150 mil, apresentada pelo vereador Ivan Hildebrando, a qual permitiu a equipagem do veículo e realização de parceria com a Associação em Defesa da Vida Animal de Cubatão (ADVAC).
O castramóvel começará a atuar já neste sábado, na Vila São José, onde se prevê a esterilização de 100 animais. Em seus 12 anos de existência, a ADVAC castrou cerca de 15 mil animais em Cubatão.
Durante a solenidade de apresentação do veículo, na manhã desta sexta-feira (18), na esplanada do Paço Municipal Piaçaguera, o prefeito Ademário destacou a importância do serviço, não só quanto à proteção e bem-estar dos animais, mas, também, quanto à saúde pública. Alertou para a necessidade de conscientização das pessoas sobre o tratamento que deve ser dado a seus animais de estimação. ”Adotar um cão, um gato, é um ato que exige, também, muita responsabilidade”, disse.
O vereador Ivan Hildebrando disse que a entrega do castramóvel representa a realização de um sonho. ”Este sonho começou quando eu ainda não era vereador, na ocasião em que técnicos da ADVAC estiveram no bairro onde eu morava para fazer a castração dos animais”, lembrou.
Falando em nome da entidade, a diretora Tatiana Akiri agradeceu a iniciativa do vereador de apresentar a emenda impositiva. “Foi uma demonstração de sensibilidade e reconhecimento pelas dificuldades que há neste setor”.
A secretária municipal de Saúde, Andréa Pinheiro também discursou, agradecendo e parabenizando o vereador, a ADVAC e o prefeito pela iniciativa.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI