Prefeitura entrega Nova Estação das Artes Alessandra Palucci em solenidade marcada por emoção

Espaço público destinado ao ensino de artes plásticas  recebeu o nome de bailarina e professora de dança da Cidade que faleceu recentemente

Em solenidade marcada por forte emoção, foi entregue oficialmente na manhã desta segunda-feira (11) a Nova Estação das Artes, batizada com o nome da bailarina Alessandra Palucci, falecida recentemente e que teve intensa atuação no cenário cultural da cidade.
O ato foi marcado por diversas menções, tanto nos discursos, como nas atrações artísticas, à pessoa e à trajetória profissional de  Alessandra, que além de ter se destacado como dançarina e professora de  dança, mantendo um estúdio profissional por vários anos na cidade, foi coreógrafa oficial do Corpo Coreográfico da Banda Marcial de Cubatão.
O prefeito Ademário Oliveira, em seu discurso, agradeceu à Câmara Municipal – representada no ato por seu presidente, vereador Fábio Alves Moreira (Roxinho) – pela agilidade com que aprovou o nome de Alessandra, falecida em setembro, para denominar aquele espaço.
“Muitas vezes, nós, homens públicos, pensamos que perdemos a capacidade de nos emocionarmos, diante das muitas experiências que vivemos no desenvolvimento de nossas funções. Mas são em momentos como este que  nossa sensibilidade é colocada à prova”, disse o prefeito, ao referir-se à maneira  emocionada como todos os que discursaram antes dele referiram-se à homenageada.
Um dos discursos mais comoventes foi de Alessandro Cajé, esposo da  bailarina,  que falou de seus 29 anos de vida em comum, a começar pelo dia em que se conheceram, quando participavam de uma apresentação da Companhia de Teatro Amador de Cubatão (Cotac). “Desde aquela época, ela falava de seu sonho de não só dedicar-se à dança, como bailarina, mas de viver dessa arte. E acabou realizando-o. Agradeço a homenagem que lhe é feita. Em tais  circunstâncias, entretanto, não gostaria que este ato ocorresse. Gostaria, sim, de estar de mãos dadas com ela, hoje”.
A artista plástica e professora Gilda Alves Ferreira Coelho, que dirigiu a Estação das Artes desde 1999, quando ela foi instalada na antiga estação ferroviária da São Paulo Railway, também emocionou-se em seu discurso. Ao lado de Julieta dos Santos Wisinesvisk, uma das primeiras professoras daquele espaço, destinado ao ensino de artes plásticas, Gilda disse que a reforma superou suas expectativas. “Agradecemos aos que acreditaram em nosso trabalho. Nunca deixamos de acreditar, como Alessandra, que a arte vai além de quatro paredes. Vai até os nossos corações”.
Homenagens – A entrega, à mãe de Alessandra, Irma Palucci, de uma réplica da placa inaugural foi outro momento de emoção. Por alguns segundos, Irma chorou abraçada ao prefeito Ademário Oliveira, que lhe entregou a réplica, cujo original tem os dizeres: “Entregamos nesta data a nova Estação das Artes – um espaço histórico e fundamental para o desenvolvimento da cultura em Cubatão. Esta é uma homenagem a Alessandra Palucci, nossa amada e eterna bailarina, que dedicou toda a sua vida à arte de nossa cidade e contribuiu na formação de centenas de crianças e jovens cubatenses, nos deixando um legado de amor, dedicação e pioneirismo. Um artista nunca morre; vive para sempre em sua arte”.
Vanessa Toledo, secretária municipal de Cultura, também se emocionou em seu discurso. “Eu tinha pensado em algumas palavras para falar, mas vejo que elas nos faltam em um momento como esse. Estou emocionada porque eu e Vanessa construímos uma caminhada conjunta na arte e na dança”.
A Companhia de Dança de Cubatão fez uma homenagem à Alessandra, apresentando uma coreografia especialmente idealizada por Zeca Rodrigues. Apresentaram-se, também, o corpo coreográfico da Banda Marcial de Cubatão e o coral Zanzalá.
Obras – A Estação das Artes, cujo prédio foi encontrado abandonado e deteriorado, no início do atual governo, foi totalmente reformada, ganhando  nova pintura, reforma das redes elétrica e hidráulica, recuperação de telhados e estruturas metálicas, além de contar com mais 300 mIl metros quadrados de  pisos em seus espaços externos. A reforma, a cargo da empresa Cesari, custou R$ 265 mil.
O diretor-executivo do Grupo Cesari, Heber Borlenghi, discursou. “Essa é uma obra pela qual tivemos especial carinho. Pedimos a todos que irão usufruir  dela que cuidem de sua manutenção”. Também falou o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Alves Moreira (Roxinho), que parabenizou a todos os idealizadores e responsáveis pelo projeto.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI