Prefeitura inicia programa “Ilumina Cubatão” pelo bairro da Vila Nova


Município será o primeiro da Região da Baixada Santista com 100% de iluminação com tecnologia LED

Com inicio imediato, o prefeito Ademário Oliveira assinou na manhã desta sexta-feira (14) a ordem de serviço do programa “Ilumina Cubatão” que prevê a substituição da iluminação pública do município por 5 mil luminárias de tecnologia LED, representando um investimento de mais de R$ 5 milhões, no prazo máximo de 11 meses.

Logo após a cerimônia de lançamento do programa, ocorrido defronte à sede da Sociedade de Melhoramentos da Vila Nova, foi iniciada a primeira etapa do “Ilumina Cubatão” que vai substituir por LED as 500 luminárias convencionais das ruas, avenidas e praças do bairro, com previsão de conclusão de dois meses.

De acordo com a cronologia definida pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, responsável pela implantação do “Ilumina Cubatão”, a Vila São José será o próximo bairro a receber os benefícios do programa. “Até o final do ano Cubatão será a primeira cidade da Região Metropolitana a ter 100% de iluminação pública com tecnologia LED, garantindo sustentabilidade, segurança e qualidade de vida à nossa população”, afirmou o prefeito.

Ainda na cerimônia de lançamento, que contou com a participação de munícipes, representantes da  administração municipal, da Câmara Municipal e da imprensa regional, Ademário Oliveira ressaltou a importância do planejamento de iluminação pública de qualidade e dos vários aspectos do programa “Ilumina Cubatão” com alternativas mais baratas e sustentáveis.

Dentre os vários aspectos positivos, como por exemplo, a segurança pública, o prefeito destacou a economia no consumo de energia elétrica das luminárias LED (Diodo Emissor de Luz – do inglês Light-emitting diode) de mais de 50% e com uma durabilidade de 25% a mais que as luminárias convencionais. Além da durabilidade, a sustentabilidade da tecnologia LED é justificada por não emitir vapor de gases como o mercúrio e o sódio.

Apoio – O prefeito fez questão de reconhecer o apoio recebido para a concretização do “Ilumina Cubatão”, principalmente dos vereadores desta e da legislatura passada que aprovaram medidas impopulares, mas de real importância para o desenvolvimento de Cubatão como, por exemplo, a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública. Ademário lembrou ainda que “essa taxa é para o custeio, não para investimento”.

O vice-prefeito Ivan Hildebrando, o titular da Secretaria de Governo, Cesar Nascimento (representando o secretariado), e o vereador Alessandro Oliveira (em nome da Câmara Municipal) ressaltaram a importância do lançamento do programa “Ilumina Cubatão” pela economia aos cofres públicos, mas principalmente pela influência da iluminação pública na segurança da população.

Fotos: Thiego Barbosa/ Divulgação PMC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais