Prefeitura lança projeto ‘Novo Casqueiro’ dia 24

Obras programadas para o bairro trarão melhorias para o sistema viário,  mais lazer para a população e incentivo ao Turismo
 
O Jardim Casqueiro terá, finalmente, obras à altura de sua importância, destinadas a valorizar seu potencial turístico e melhorar as condições de vida dos moradores, propiciando-lhes mais espaços de lazer e de mobilidade urbana. É o projeto Novo Casqueiro, que será lançado no próximo dia 24, a partir das 14 horas, em ato público na Praça Independência.
Os projetos serão desenvolvidos em quatro frentes: construção de um novo viaduto na entrada do bairro; reurbanização em toda a orla do Rio Casqueiro; construção de três píeres e remodelação do sistema viário do Parque São Luís, perto da unidade da Ambev, onde haverá, além de adequação das pistas, implantação de um pátio para estacionamento de caminhões.
Parque linear – O Parque Linear beneficiará tanto os núcleos tradicionais da região, surgidos nos anos 1950/1960 (Casqueiro, Ponte Nova e Vila Bandeirante) como o Jardim Caraguatá e o Jardim Nova República, formados em áreas próximas há três décadas. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas diretamente pelo empreendimento.
Estas áreas ganharão, além de novos equipamentos esportivos, de convivência e lazer, a remodelação do sistema viário. Haverá ainda a reurbanização de praças; repavimentação de ruas e avenidas; implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, além de reformas nas existentes.
O Parque Linear consolidará o Turismo no Jardim Casqueiro, hoje considerado uma das zonas urbanas mais nobres da Baixada Santista. As milhares de pessoas que já visitam o bairro para a pesca esportiva e atividades naúticas, como esqui aquático e canoagem, terão melhor estrutura para isso.
A nova estrutura, que será montada ao longo da Avenida Beira Mar, benficiará os moradores também quanto à segurança. Serão construídos novos postos para a Polícia Civil e Militar e um para a Delegacia da Mulher. Todo o sistema de iluminação será modernizado. Será feito, ainda, um centro de convivência e o espaço hoje chamado de Canto dos Aposentados será reestruturado e ampliado. A Praça Independência passará por reformulação, ganhando novos pisos, nova iluminação e novos equipamentros de lazer.
O núcleo Ponte Nova, que tem hoje duas ciclofaixas, ganhará mais três, facilitando o acesso aos demais pontos abrangidos pelo Parque Linear.
Píeres – Os três pieres serão construídos perto da Praça Independência; no Jardim Caraguatá (imediações do viaduto da Rodovia Imigrantes) e no Jardim Nova República. Além de servirem para atracação de embarcações de lazer, servirão como espaços de convivência, dotados de quiosques, área para pesca recreativa, entre outras atividades.
No Jardim Caraguatá, as obras prevêem, no entorno do píer, a implantação de dois campos de futebol, pista de skate, quadra esportiva e duas praças. A interligação do bairro com o centro do Jardim Casqueiro será melhorada. A Avenida Metalúrgico Ricardo Reis, que une os dois núcleos, ganhará nova pavimentação e a ciclovia, hoje precária e estreita, será alargada ganhando sistema de iluminação próprio e guard-rails de proteção, separando-a do leito carroçável.
Viaduto – O novo viaduto ligará a Avenida Joaquim Jorge Peralta ao anel viário Mário Covas, facilitando o acesso e saída do bairro. Essa obra faz-se necessária porque o complexo viário, construído pelo Governo do Estado, embora tenha melhorado o fluxo de tráfego na Via Anchieta e acessos à Rodovia dos Imigrantes, não reduziu, de maneira significativa, o isolamento do bairro.
Sistema viário – As obras de remodelação do sistema viário, perto da marginal da Anchieta, no entorno da unidade da Ambev, Parque São Luís, terão como principal equipamento um pátio para estacionamento de caminhões. Atualmente, veículos de grande porte ficam espalhados pelas várias ruas do bairro, criando problemas de circulação e outros inconvenientes, como derrames de óleo, abandono de peças e ferragens e danos nas vias públicas. Os projetos prevêem, também, a repavimentação de ruas e avenidas.
Foto: Marcus Cabaleiro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais