Prefeitura libera recursos para entidade fazer castrações gratuitas de animais

Verba de R$ 232 mil decorre de emenda impositiva ao orçamento municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores.
 
Sem nenhum custo para seus proprietários, 1.800 animais serão castrados este ano em Cubatão. Isso será possível devido à liberação, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de R$ 232 mil, decorrentes de uma emenda impositiva ao orçamento da cidade, de autoria do  vereador Anderson de Lana Andrade e aprovada pela Câmara Municipal.
Os recursos serão destinados à Associação Franciscana dos Animais de Cubatão, cuja equipe técnica fará as cirurgias. Essa entidade, fundada há 10 anos e com sede no bairro da Vila Nova, foi responsável, em 2019, pelas castrações de 1.700 animais, também custeadas com verbas orçamentárias municipais.
O anúncio oficial da liberação da verba e da parceria entre a Prefeitura e a Associação Franciscana dos Animais foi feita na manhã desta quarta-feira (8) pelo prefeito Ademário Oliveira, durante solenidade realizada em seu gabinete.
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância das parcerias entre a administração pública e as entidades do terceiro setor para a solução dos problemas municipais, e destacou a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo locais. “É uma relação histórica que tem dado bons frutos para a cidade”.
O vereador Anderson de Lana elogiou a eficiência da Associação Franciscana em campanhas de castração realizadas anteriormente. “Seus profissionais levam entre 3 a 4 minutos por procedimento, sem prejuízo da  segurança dos animais”, disse. A maior prova disso, segundo informou, é que houve apenas cinco óbitos entre os 1.700 animais castrados em 2019. A associação faz os procedimentos nos bairros utilizando o castramóvel, um veículo adaptado como ambulatório veterinário.
Da Lana destacou, também, a transparência com que atua a associação, divulgando o número de óbitos, suas causas e fazendo um cadastro minucioso dos animais atendidos, para controle de todos os casos.  “Essa eficiência assegura a saúde e o bem-estar animal, além de prevenir problema sanitários à cidade, em virtude de uma possível superpopulação de animais, muitos dos quais acabam sendo abandonados pelas ruas”, disse.
Participaram, ainda, da solenidade, a presidente da Associação Franciscana, Sandra Regina Andrade Silva Rocha; a secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro Lima e a chefe de gabinete, Renata Almeida dos Santos.
Fotos: Thiego Barbosa
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais