Prefeitura promove encontro com educadores da rede para debater a Base Nacional Comum Curricular

O encontro foi ministrado por Roberta e Taís Bento, mãe e filha, fundadoras do site SOS Educação

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria Municipal de Educação (Seduc), abriu hoje (21) o encontro com os educadores da rede municipal de ensino para debater e apresentar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nestes dois dias (21 e 22), a Seduc espera reunir cerca de 1200 professores no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). O objetivo é apresentar a BNCC como uma visão nova da educação, olhando para o aluno como ser integral e pensando nos desafios que o mesmo enfrentará.
As palestrantes Roberta e Taís Bento, que são mãe e filha e Fundadoras do SOS Educação – site do portal Estadão – e responsáveis pela coluna “Escola” da Revista Pais&Filhos, envolveram a todos de forma direta, focando na aplicabilidade e fundamentos da BNCC. A valorização da prática que os professores já possuem foi fundamental no processo. Utilizando uma metáfora de que “A  BNCC pode ser comparado a uma caixa cheia de ingredientes alimentícios”, as palestrantes explicaram que é como incluir a Base em uma receita que já existe, agregando mais sabor e emoção ao que já é apresentado em sala de aula, transformando a totalidade destes ingredientes em um produto melhor que o alunos gostem e queiram mais.
Além dos debates, nos dois dias, acontecem apresentações com artistas locais. Hoje esteve presente o cantor Jota Junior e o Coral dos Servidores Municipais de Cubatão com regência de Nailse Machado Cruz. Na terça-feira (22), será a vez do Coral Raízes da Serra da Terceira Idade, com regência Sandra Diogo Moço, e do Grupo de Saxofones e da Camerata de Violões do Programa Cubatão Sinfonia, com coordenação artística de Eder Crispim e Sandro Matos.
O que é a BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Ao ter como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996. Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”.
Fotos: Divulgação PMC
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI