Prefeitura de Cubatão realiza mutirão de limpeza no Vale Verde nesta sexta-feira (31)

Bairro foi especialmente atingido pelas fortes chuvas de ontem

A Prefeitura de Cubatão informa que desde hoje cedo (31), uma equipe formada por 60 homens da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana realiza mutirão de limpeza no Vale Verde, bairro especialmente atingido pela tempestade na tarde de ontem (30). Os trabalhadores seguem lavando ruas, limpando o canal, recolhendo lixo e entulho acumulados pela chuva e permanecerão no local durante toda o dia.

Na manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil foi informada sobre uma árvore que se desprendeu da vegetação no Vale Verde, após a chuva intensa. O Corpo de Bombeiros já foi acionado para avaliar a situação.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) afirma que emitiu hoje novo aviso informando sobre a possível ocorrência de chuva, moderada e de curta duração, avisos esses direcionados aos líderes das áreas de riscos mapeadas: Pilões, Água Fria, Mantiqueira, Cotas, Vila Varandas, Costa Muniz e Vila Noel indo ao encontro do protocolo do Plano Preventivo de Defesa Civil. Os técnicos continuam monitorando as áreas de risco e mantendo contato com os líderes comunitários nesses núcleos habitacionais , incluindo Vale Verde e Vila Esperança, para observar a situação.

A Defesa Civil destaca a necessidade dos munícipes informarem aos técnicos sobre ocorrências durante ou após as chuvas por meio do 199, linha direta da COMDEC. A ligação é gratuita. Por meio deste canal telefônico as pessoas também são orientadas sobre como proceder em alagamentos, enchentes ou demais ocorrências.

Ainda segundo a COMDEC, a média do acumulado de chuva nas últimas 24 horas (medição às 10h de hoje) é de 52,5 milímetros. Ontem a Defesa Civil registrou entre 12h e 16h a quantidade de 137 milímetros de chuva, sendo que a média durante o mês inteiro de dezembro em 2020 foi de 352 milímetros.

Fotos: Divulgação SESEP