Álerson de Oliveira, guitarrista e violonista, servidor da Rede Municipal de Ensino de Cubatão participa como Professor no FIML – Festival Internacional de Música de Londrina, no Paraná, que ocorre até 16 de julho. Ele é professor de violão da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão e está emprestando seu conhecimento aos alunos de um dos mais importantes e mais antigos Festivais de Música do Brasil como professor convidado. O convite partiu da professora doutora Magali Kleber, que já foi presidente da Abem (Associação Brasileira de Educação Musical).
Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2021) e com Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL 2016), e também formado (em 2008) pelo Conservatório de Tatuí” em Guitarra MPB /Jazz, o servidor cubatense é um dos orientadores do curso que ocorre dentro do próprio Festival. A turma que ele oferece as oficinas, participa de uma apresentação no dia 15. “As audições são os pontos fortes do evento. Nós orientamos as turmas, por isso é uma responsabilidade estar aqui”, comentou. Além da ETMD, Álerson também leciona em Cubatão na rede municipal como professor de Arte.
O Festival Internacional de Música de Londrina tem como objetivo gerar novos valores e visões para a criação, vivência, performance, aprendizado e conhecimento. Promovido pelo Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, o FIML é reconhecido pela inclusão social e pela diversidade tanto nos cursos quanto na grade artística de extrema qualidade. Contando com renomados professores, o projeto pedagógico propõe alternativas e reflexões sobre o fazer musical e para a Educação Musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural.
Segundo os organizadores, a programação artística envolve dezenas de eventos feitos em ruas, praças, igrejas, teatros, clubes, bares, além da extensão para as cidades circunvizinhas, e distingue-se pelo alto nível de performance dos músicos convidados, e ao contar com a participação democrática de alunos em recitais, montagens de espetáculos, grupos e em orquestras formadas durante o evento.
“Sonho realizado” – Por isso tudo, Álerson de Oliveira ressaltou a importância de participar, mais uma vez, do Festival de Música Internacional de Londrina. “É a concretização de um sonho fazer parte deste Festival, que já está em sua 43° Edição. Eu me sinto muito realizado como profissional de música e professor. Ainda mais estando ao lado de grandes artistas brasileiros, que têm importância Nacional e Internacional, dos quais eu sou muito fã. São renomados músicos/professores como Rogério Caetano, Gian Correa, Phil Mullen (dos EUA), entre outros”, comentou o professor.
Por: Ismael Pereira/Secom
Fotos: Divulgação