Programa Cubatão Sinfonia apresenta concerto virtual de Natal nesta sexta-feira (18)

Transmissão será pelo Facebook e YouTube a partir das 18h

Com um espetáculo virtual que une música e dança, o Programa Cubatão Sinfonia encerra as atividades do ano letivo no próximo dia 18 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18h. A transmissão ao vivo será pela página oficial do programa no Facebook e também pelo YouTube.
O espetáculo vai trazer mais de 20 vídeos gravados com apresentações dos alunos e professores, com temas que vão do pop ao natalino. Participam os estudantes da sede do Programa na Cota 200 e os alunos de musicalização infantil do núcleo da Escola Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove.
As apresentações servem como audições para avaliação dos estudantes. O encerramento ficará por conta dos professores, todos com larga experiência na música, interpretando “Feliz Navidad” em uma versão de Ivan Lins.
Alexandre Las, coordenador de atividades do Programa e idealizador do concerto, explica que o espetáculo foi baseado no livro “Um conto de Natal”, de Charles Dikens e será divido em três atos: Espírito de Natal passado, presente e futuro. “O objetivo é resgatar a magia do Natal para que a gente não perca a doçura nesses tempos de isolamento social”.
Foi essa história de Dickens que popularizou a expressão “feliz natal” em 1843. Escrita em menos de um mês, o autor conseguiu salvar o Natal de muita gente em uma época em que essa comemoração estava em declínio por conta do êxodo rural e da crescente desigualdade social na Inglaterra da era vitoriana. Dickens aproveitou para fazer uma crítica social por meio da literatura e tentar reacender nas pessoas o espírito natalino de generosidade e caridade.
Um ano atípico, mas recheado de novidades – A pandemia do novo coronavírus atrapalhou o início das aulas do Programa. A direção do projeto então, adaptou as atividades e o cronograma, e em junho iniciaram-se as atividades remotas, com aulas de música e expressão corporal pela plataforma Google Class. A iniciativa acabou atraindo, além dos estudantes regulares, alguns ex-alunos que não tinham tempo para participar das aulas durante o dia.
Em setembro, as aulas presenciais retornaram de maneira gradual, respeitando todos os protocolos sanitários, de distanciamento, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.
No mês de outubro, uma notícia incrível: o Cubatão Sinfonia recebeu o Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna. Foi escolhido pelos jurados entre 15 iniciativas na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio, que está na 18ª edição e tem grande relevância, reúne ações sociais e voluntárias de expressão em toda a Região.
O Programa Cubatão Sinfonia – O projeto nasceu na região das Cotas, mas atende alunos de outros bairros próximos com aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança. Desde o ano passado também atende estudantes do Bolsão Nove. Pelo menos 200 crianças e adolescentes integram as atividades completamente gratuitas.
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com apoio da Prefeitura de Cubatão.
São 12 anos de atividades ininterruptas em 2020. Desde 2007 o Programa já recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://flic.kr/s/aHsmHtRot7