Programa Cubatão Sinfonia faz apresentação de Natal na Escola Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove

Será nesta quarta-feira (11) às 10h. Projeto tem apoio da Prefeitura de Cubatão

Alunos que fazem aulas de música e expressão corporal dentro do Programa Cubatão Sinfonia, na Cota 200, realizam uma apresentação da Natal nesta quarta-feira (11), a partir das 10h. Será no pátio da Escola Estadual Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove. A apresentação traz temas com mensagens de boas festas e desejo de um ano melhor.
Participam os estudantes e seus professores dos cursos de violão, sopros e percussão, além de dança. A iniciativa é uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho do Programa que além das aulas na sede do projeto na Cota 200, também mantém um núcleo na Escola Parque dos Sonhos. Atualmente 80 crianças e adolescentes do período integral participam das aulas de musicalização infantil e expressão corporal.
“Esse projeto realizado na Escola Parque dos Sonhos é um piloto. A cada três meses os resultados serão avaliados para que o planejamento, se necessário, sofra mudanças, sempre no sentido de adequá-lo à realidade dos estudantes”, afirmou Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa Cubatão Sinfonia.
Programa Cubatão Sinfonia – Completa 11 anos de atividades ininterruptas em 2019.  Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas de música – clarinete, flauta, saxofone, trompete, trombone, trompa, percussão, violão, cordas para orquestra, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança. Conta com patrocínio da Copebras – CMOC International Brazil, Petrocoque e Bequisa, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania, além do apoio da Prefeitura de Cubatão.
As atividades são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever e deverá apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.
Desde 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.