Programa Pontos MIS promove oficina de Fotografia de Eventos no dia 20

Oficina será ministrada pelo fotógrafo e professor Marcelo Andrade

O Programa Pontos do Museu da Imagem e do Som (MIS) promove no município a oficina Fotografia de Eventos, ministrado pelo fotógrafo Marcelo Andrade. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a oficina será no dia 20, às 13h30, com duração de quatro horas, na Estação das Artes (Av. Nove de Abril, nº 2800 – Vila Nova). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cultura@cubatao.sp.gov.br ou presencialmente na Estação das Artes, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. É preciso ter 14 anos ou mais para participar.

O curso básico é indicado para pessoas que querem adentrar o universo da fotografia profissional ou amadores que buscam aprimorar a técnica e o olhar. Será apresentado o funcionamento da câmera fotográfica e seus componentes, abordando suas regulagens e os efeitos imagéticos consequentes. Haverá teoria, prática de iluminação e serão apresentados alguns acessórios de iluminação de estúdio. Os participantes produzirão suas imagens.

Sobre o oficineiro – Marcelo Andrade é um fotógrafo brasileiro cuja paixão pela fotografia começou durante seus estudos na faculdade de comunicação, onde cursou publicidade na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Inicialmente, ele trabalhou em grandes agências de publicidade até 2002. Posteriormente, ele se especializou em fotografia, cursando uma Especialização pelo Senac e um MBA pela ESPM.

Em 2003, Marcelo decidiu dedicar-se completamente à fotografia e tornou-se assistente de estúdio. No ano seguinte, ele começou a fotografar editoriais para revistas como Trip, além de stills para os sites da Elle e Estilo, e moda para agências de publicidade e empresas. Atualmente, Marcelo trabalha com ensaios, retratos, editoriais e publicidade, sendo reconhecido por sua abordagem profissional, competência e simpatia.

Além de sua carreira como fotógrafo, Marcelo iniciou sua trajetória como professor em 2005. Desenvolveu cursos para aulas individuais e, aos poucos, começou a receber convites para lecionar. Ele ministrou aulas no Senac e na Escola Riguardare. Marcelo também ministrou oficinas de Fotografia Digital em diversos museus do interior do Estado de São Paulo, além de escolas, cinemas, teatros e em mais de 115 cidades no Brasil. É professor no MIS (Museu da Imagem e do Som) e participa do projeto Pontos MIS, que ocorre em diferentes cidades do Estado de São Paulo. Marcelo Andrade ministrou workshops na UFSCar, Sociedade Harmonia de Tênis, Hípica Paulista e no Clube Helvetia, além de oferecer cursos em seu próprio estúdio, o Estúdio H2O.

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Mais informações em: https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis.

Por: Redação/Secom