Projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’ leva 4 mil alunos e professores ao Teatro do Kaos

Encenação começa nesta quinta (16) e segue até 31 de maio com a peça ‘3 Porcos e a Estrela’. Haverá sessões extras abertas ao público em geral

A famosa história criada por Joseph Jacobs recebeu nova roupagem e vai invadir o imaginário de pelo menos 4 mil alunos e professores de Cubatão. Livremente inspirada na obra “Os 3 Porquinhos”, a versão escrita por Cícero Gilmar Lopes ganhou o nome de “3 Porcos e a Estrela” e será encenada a partir desta quinta (16) e segue até dia 31 de maio, no Teatro do Kaos (Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34), no Largo do Sapo. A iniciativa faz parte do projeto “A Escola vai ao Teatro 4” realizado pelo Teatro do Kaos, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Educação.

As apresentações seguem diariamente sempre em três sessões diárias, em dias úteis: às 8h30, 10h e 13h30. Além da gratuidade do ingresso, o projeto também irá fornecer ônibus para alunos e professores. “A ideia é que o Teatro do Kaos encene, a cada ano, um clássico da literatura mundial para alunos e educadores. Formação de público e mensagens importantes para o ser humano são critérios fundamentais para a construção desse projeto”, afirma Lourimar Vieira, idealizador do projeto, ator e produtor do Teatro do Kaos.

A dramaturgia da peça é de Cícero Gilmar Lopes, direção de produção de Lourimar Vieira e direção de Fabiano di Melo. O que ninguém nunca contou é que os três porquinhos (Cícero, Heitor e Prático), ainda ocupados e traumatizados com a perseguição do Lobo, tinham um sonho: tornarem-se rockstars. Para realização disso, eles buscam a Estrela, dona da Galáxia toda, dona da nave que poderia levá-los ao estrelato. Nessa busca, repleta de dificuldades, desencontros, encontros e novas experiências, percebem que a Vida é a soma de todas as nossas lutas e que tão importante quanto a vitória e o sucesso é aproveitar a caminhada.

Essa é a quarta edição do projeto. Pelo menos 12 mil estudantes já compareceram ao Teatro do Kaos nos últimos anos. Em 2023, foi apresentada a peça ‘Dom Quixote’, em 2022 ‘A Revolução dos Bichos’ e em 2021, ‘O Pequeno Príncipe’.

“O projeto “A Escola Vai ao Teatro” vem proporcionando a milhares de alunos a oportunidade de vivenciar a magia das artes cênicas, muitas vezes pela primeira vez. Essa iniciativa, promove a inclusão e democratiza o acesso à cultura na prática”, afirma Patrícia Limeres Pires, produtora executiva do Instituto Usiminas.

Sessões abertas ao público – Também haverá sessões gratuitas abertas ao público, nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26, 30 e 31 maio, às 20h. A classificação indicativa é livre.

Ação Solidária – Com o objetivo de ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, o Teatro do Kaos será um ponto de arrecadações de alimentos não perecíveis, nos dias das apresentações. Convidamos os alunos, professores e comunidade para participarem dessa ação solidária.

Ficha Técnica:

Livremente inspirada na obra de Joseph Jacobs