Projeto Brincando e Cantando da Seduc realiza apresentação musical

Alunos de seis escolas se apresentaram nesta terça (12), dentro do projeto Brincando e Cantando, emocionando pais e servidores
 
É reconhecido que uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no aprendizado é por meio da introdução da música na escola. Sendo assim, a Secretaria de Educação trabalha com diversos projetos musicais dentro das unidades de ensino, visando aguçar a sensibilidade, estimular a criatividade, o conhecimento cultural, a percepção musical e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar,
Dentro desta proposta, nesta terça-feira (12), ocorreu no Bloco Cultural José Edgard da Silva, localizado na Praça dos Emancipadores s/nº, a apresentação musical dos alunos de seis unidades de ensino que compõem o projeto Brincando e Cantando: UMEs Goiás, UME Pará, UME Ana Luiza Victor do Couto, UME Dilce Ferreira Campos e UME Estado do Maranhão. Mesmo em unidades de ensino distintas, as professoras que foram previamente capacitadas em formação musical, ensinaram no decorrer destes poucos meses um repertorio rico que foi apresentado aos pais, servidores e professores presentes, das compositoras Carmem Maria Rocha (O menino canta e O sabiá) e Thelma Chan (Colorindo, Verde, Azul e Vermelho) educadoras reconhecidas pelo trabalho de musicalização infantil.
O dia ainda serviu para ser um encontro entre os projetos musicais apoiados pela Seduc, houve ainda a participação do Projeto de Musicalização na 1ª Infância, que trabalha há 10 anos, desenvolvendo através da música os sentidos das crianças do Infantil I (creches), e do Projeto Flauteando, que surgiu há dois anos com alunos da UME Dom Pedro e hoje é composto por alunos da UME Ulysses Guimarães, desenvolvido pelo professor Germano Luiz Blume Neto, que também trabalha com crianças dentro do Coral Canto Mágico. Ao final da apresentação dos alunos, as professoras receberam certificados de participação.
O objetivo do Projeto Brincando e Cantando é oferecer ferramentas para aulas mais lúdicas, dinâmicas e com maior potencial de envolver, a fim de facilitar o aprendizado e o desenvolvimento integral nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, explorando o lado criativo dos alunos, que independentemente das escolhas futuras é sempre importante que o lúdico faça parte do raciocínio e prática diária da formação dos alunos.
“Neste pouco tempo de atividades, de agosto a novembro, já podemos colher relatos de mudança de comportamento das crianças em seu cotidiano escolar. As professoras puderam criar novas possibilidades com as canções como a dobradura, o desenho, a história sonorizada, o que, além de deixar a metodologia dinâmica, ajudou as crianças a compreender com maior facilidade a proposta”, Declarou a diretora do projeto Sônia Onuki.
 
Fotos: Divulgação
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