Projeto ‘Cubatão Cidade Criativa’ tem lançamento nesta segunda-feira (12)

Encontro com classe artística e comunidade será às 14h no auditório da Câmara Municipal

Cubatão lança oficialmente nesta segunda-feira (12) o projeto ‘Cubatão Cidade Criativa’. O encontro com a classe artística será a partir das 14h no auditório da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). O objetivo é o de apresentar este processo que visa a criação de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa.

“É muito importante que todas e todos se apropriem desta iniciativa que será construída a muitas mãos. Nossa intenção é criar meios para que a Cidade entenda o conceito da economia criativa, reconhecendo os potenciais do setor e a partir daí, construir esse plano de desenvolvimento”, informa Juliana Sousa, chefe de expediente da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), designada para comandar o processo a pedido de Zeca Rodrigues, secretário da pasta.

Para esta reunião aberta a toda a comunidade foram convidados artistas, arte-educadores, professores de artes, técnicos e trabalhadores da arte e da cultura em geral. No lançamento a Secult irá informar sobre todo o processo pelo qual Cubatão tem passado: foi uma das 10 cidades paulistas selecionadas para participar do Cria SP, projeto da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e Associação Amigos da Arte.

Com este programa, o município  está recebendo mentoria especializada para elaboração do plano de desenvolvimento de economia criativa, sendo capacitado para reunir elementos necessários para pleitear o ingresso na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). “O objetivo Não é somente a Rede, mas todo o processo de identificação dos ativos criativos que possuímos”, complementa Juliana Sousa. O processo de mentoria é coordenado por André Martinez, consultor designado pelo Cria SP.

Nesse projeto, minuciosa cartografia será elaborada reunindo informações sobre patrimônio, associações, entidades, instituições, grupos, espaços, eventos, fazedores de cultura, e tudo que possa demonstrar o potencial da cidade para o desenvolvimento a partir da criatividade. Os dados servirão de base para construção do Plano. “A ideia é qualificar o ecossistema criativo de Cubatão sempre de maneira colaborativa. Articular e mobilizar os atores de diversas áreas do fazer cultural, impulsionando a cidade a desenvolver a economia criativa de maneira profunda e eficaz”, afirma Martinez.

Reunião com os secretários municipais – No último dia 8, o Grupo de Trabalho da mentoria e Secult realizaram um encontro com secretários municipais para apresentar o projeto e sensibilizá-los sobre a iniciativa.

Cristiano Braga, um dos coordenadores do Cria SP, participou desta apresentação e falou sobre a movimentação econômica positiva que a economia criativa é capaz de gerar em um município. “Fizemos este levantamento na cidade de Campos do Jordão. Verificamos que a cada um real investido no Revelando São Paulo, uma ação de economia criativa na cidade, transformou-se em R$ 16 de retorno para o município”, explicou Cristiano.

Braga destacou também que este assunto integra políticas públicas fundamentais e necessárias para o desenvolvimento econômico de todo e qualquer município que esteja antenado com o futuro.

Rede Cidades Criativas – Criada em 2004, tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

Atualmente, a Rede é composta por 295 cidades em 90 países, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No Brasil, 12 cidades fazem parte da Rede da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA) e Recife (PE), na música; Santos (SP), no cinema; e Campina Grande (PB), em artes midiáticas.

Foto: Divulgação PMC