Projeto da UME Estado do Tocantins representa Cubatão no 5ª Ação Metropolitana

O projeto foi desenvolvido pelos professores e equipe gestora

A rede pública de ensino de Cubatão participou da 5ª Ação Metropolitana de Boas Práticas na Educação Infantil nesta sexta-feira (23). Promovida pela OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar) e ARBS (Associação Regional da Baixada Santista), a ação aconteceu em Itanhaém, no Centro de Convenções Miguel Reale. Neste ano, o encontro teve como tema “A infância e a pedagogia das sutilezas: respeitando as diferenças, somos todos iguais.”
O projeto “Cantos e Contos” da UME Estado do Tocantins, escola da Vila Natal, foi selecionado para um relato prático, sendo defendido pela professora da unidade, Thais Padovez Malara. A educadora acredita que essa experiência faz refletir sobre a importância das atividades coletivas onde todas as crianças têm a oportunidade de interagir em grupo. “Assim iniciamos o projeto ‘Cantos e Contos’, onde o nome em uma brincadeira com as palavras já mostra o propósito do projeto. São cantos de brincar, canto na ciranda e contos de histórias que chamamos de leituras simultâneas. A experiência foi tão enriquecedora que passou a fazer parte das nossas atividades”, declarou.
Desenvolvido na unidade, com aderência de todas as classes, o projeto acontece no pátio da escola. As professoras preparam diferentes espaços de brincar entre casinha, construção com lego tradicional, fantoches, bonecos, carrinhos, boliche e outros, havendo revezamento destes cantos entre os alunos. O mesmo acontece com as brincadeiras de ciranda, onde as músicas são sugeridas pelos grupos. Na leitura, as turmas passam a listar todos os livros lidos, além das leituras simultâneas em que as crianças escolhiam entre seis opções de livro que gostariam de ouvir.
 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais