O projeto Ecokids, voltado à área de educação ambiental, encerra as atividades nas escolas da rede pública de ensino de Cubatão nesta sexta-feira (29) às 14h. Devido às restrições da pandemia do coronavírus o evento será on-line, via aplicativo de vídeo, e contará com a presença da equipe técnica e representantes das Secretarias de Educação e Meio Ambiente do município.
O Ecokids é um projeto sobre educação ambiental em que os estudantes das escolas municipais têm a oportunidade de aprender sobre compostagem e descarte correto de lixo orgânico por meio de oficinas lúdicas. O Ecokids – Projeto Regional de Educação Ambiental da Baixada Santista é realizado pela ONG ECOPHALT e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) por meio do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH/BS).
Coordenado por Syllis Bezerra, presidente da ECOPHALT, o projeto tem objetivo de incentivar o
protagonismo juvenil na realização de práticas sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento
socioambiental e educativo da região. Contempla os municípios de Itanhaém, Mongaguá e Cubatão. Cada município selecionou 8 unidades da rede municipal para execução das atividades, realizadas respeitando todos os protocolos de saúde pública devido à pandemia.
Como funciona – A iniciativa educacional busca incentivar a consciência socioambiental das crianças por meio de oficinas e construção de composteira instalada na cozinha ou no refeitório da escola. O objetivo é o descarte correto do lixo orgânico com destino final no minhocário para ser transformado em adubo. O biofertilizante pode ser usado nas hortas das unidades escolares. A proposta é integrar alunos, professores e merendeiras no processo de compostagem e na manutenção do minhocário.
As atividades foram iniciadas em Cubatão no mês de março e já foram executadas nas escolas: UME Jardim Casqueiro, UME Profª Elza Silva dos Santos, UME Usina Henry Borden, UME Antônio Ortega Domingues, UME Estado de Pernambuco e UME Estado de Goiás e, recentemente, UME Estado do Alagoas, envolvendo 1350 alunos.
O feedback da equipe pedagógica e pais dos estudantes tem sido positivo. Os relatos são que as
crianças estavam ansiosas com o retorno presencial das aulas e necessitavam de atividades práticas. As
oficinas lúdicas são compostas de Teatro Interativo, Segredo das Minhocas, Oficina do Minhocário, Caderno de Atividades com desenhos educativos para os alunos multiplicarem o conhecimento além da sala de aula e Cartilha Informativa aos professores.
O Ecokids é um trecho do Programa Ecokids Composta, programa de Educação Ambiental que tem
como temas reciclagem de pneus, coleta seletiva e, principalmente, a compostagem (reciclagem dos resíduos orgânicos em adubos naturais para as plantas). O Programa Ecokids Composta está em execução nas escolas e comunidades da região desde 2015. Por ser um programa de âmbito regional, o Ecokids contemplou mais de 28 mil alunos das redes municipais de ensino do litoral paulista realizando palestras, ações em feiras e eventos.
Esta iniciativa é considerada uma das mais influentes na área de Educação Ambiental no tema de
Resíduos Sólidos da Baixada Santista por contemplar os requisitos do Programa Município Verde e Azul do Estado de São Paulo e da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
ECOPHALT – Criada em 2013 para a defesa e conservação do meio ambiente e promoção de
desenvolvimento sustentável. Tem como objetivo promover a logística reversa dos pneus inservíveis na
região. Incentivar a implantação de asfalto ecológico nas vias públicas dos municípios, contribuindo com a redução dos impactos ambientais e a sustentabilidade. A Instituição promove ações socioeducativas nas escolas e comunidades através de teatro interativo, oficinas de reaproveitamento de pneus e palestras com foco na educação e conscientização ambiental. A ECOPHALT aborda os principais temas ambientais, tais como reciclagem, coleta seletiva, preservação dos recursos hídricos e compostagem dos resíduos orgânicos nas instituições de ensino da Região Metropolitana da Baixada Santista. Atualmente a entidade é membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – (CONSEMA/SP), integrante do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – (CBH/BS) e membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo/SP. Mais informações no site www.projetoecophalt.org .