Projeto ‘Hortas Comunitárias’ é retomado em Cubatão

Mais de 7 mil mudas já foram plantadas

Após um período de pausa, por conta da pandemia, o Projeto Hortas Comunitárias está de volta: duas toneladas de ervas daninhas deram lugar a 7,5 mil mudas de várias hortaliças distribuídas em 51 canteiros. Isso foi possível pela parceria, firmada em março deste ano, entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Yara Brasil (presente no Polo Industrial de Cubatão), e a Organização Cidades Sem Fome.

Uma ação simbólica ocorreu na tarde de segunda-feira (5), dentro da Semana do Meio Ambiente. Representantes da Secretaria do Meio Ambiente, empresas do polo industrial e comunidade visitaram o canteiro. De acordo com a Semam, 50 voluntários atuam no projeto, que ocorre no Parque Ecológico Cotia-Pará, na Rodovia Anchieta, altura do km 56 (sentido litoral). A iniciativa prevê capacitação, apoio técnico e fornecimento de insumos, durante um ano, para o cultivo da horta.

“Eles aprendem toda a técnica de cultivo e realizam testes com várias hortaliças. Neste primeiro trimestre, já temos couve, repolho, alface, beterraba, salsinha, cebolinha, coentro e mostarda”, comemora Sandra Godoi, chefe de Serviço do Parque Perequê e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Também estão na produção abobrinha, escarola e feijão, e toda a colheita é distribuída entre os voluntários.

Hortas Urbanas – a proposta a Organização Cidades Sem Fome é a de recuperar e dar destinação social e econômica para áreas disponíveis e sem uso específico. O projeto traz um novo significado para as hortas comunitárias, a fim de criar oportunidades de geração de renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Interessados em fazer parte do projeto devem comparecer ao Cotia-Pará, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e preencher um formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3362.4300.

Por: Marisol de Andrade/Secom, com informações a Yara Brasil
Fotos: Divulgação PMC