‘Reciclando caminhos’ leva atividades artísticas para mais de 8 mil alunos de Cubatão

O projeto ‘Reciclando caminhos’, desenvolvido pela Orquestra de Sucatas, esteve na cidade de Cubatão nos meses de abril e maio levando atividades artísticas para 8 mil alunos da rede pública e instituições. Foram 20 espetáculos ofertados de maneira gratuita. Apresentado pelo Ministério da Cultura, foi incentivado pelo Grupo Aldo e Rumo Logística com apoio da Prefeitura de Cubatão.

Ao promover as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade, a Orquestra de Sucata levou muita música, com as apresentações didáticas e interativas, destacando o cuidado com o meio ambiente. A estrutura oferecida foi completa: sonorização, iluminação, fotografia e filmagem, além de fomento à inclusão social por meio da acessibilidade com uma intérprete de Libras em todas as apresentações. Dentre as diversas interações do espetáculo, a Orquestra de Sucata apresentou mais de 10 músicas instrumentais autorais feitas com instrumentos de sucata e materiais recicláveis.

Márcia Ornelas, assessora pedagógica da Educação Infantil da Secretaria de Educação afirma que a presença da Orquestra de Sucata foi fantástica e vai ao encontro da política educacional realizada na cidade. “Foi fantástico! Durante as apresentações era possível perceber a alegria e os olhares atentos dos alunos, que tiveram acesso à temática de conscientização ambiental de maneira interativa e dinâmica, justamente como pensamos que a educação deva acontecer”, comentou Márcia.

O projeto ‘Reciclando caminhos’ também possibilitou que os beneficiados participassem de uma atmosfera artística e cultural, despertando a consciência ambiental. As interações personalizadas destacaram a importância de cuidar da saúde do planeta, mostrando que cada pessoa é importante na construção de um mundo melhor.

Segundo Luciana Moraes, coordenadora da UME Bernardo José Maria de Lorena, os eventos despertaram muita curiosidade. “Os alunos ficaram encantados não só com a apresentação dos músicos, mas com  todos os instrumentos produzidos com sucata. Viram que é possível transformar materiais que iriam para o lixo. As músicas adaptadas para orientar sobre a importância da reciclagem de lixo e de preservação do meio ambiente fizeram muito sucesso”, completou.

O projeto contou com uma equipe de mais de 15 profissionais envolvidos, trabalhando na condução dos espetáculos e em na estrutura. O trabalho da Orquestra de Sucata está presente nas redes sociais do grupo que também ensina a todos que quiserem aprender a construir instrumentos musicais com sucata e materiais recicláveis. Para isso, basta acessar a página no YouTube e no Instagram, (@orquestradesucata).

Por: Redação Secom
Fotos: Divulgação ‘Reciclando caminhos’

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais