Projeto ‘Terceiro Tempo’ segue na unidade de saúde do Jardim 31 de Março


Atendimentos noturnos agora são realizados às segundas, terças e quintas-feira, das 17 às 21 horas

O projeto ‘Terceiro Tempo’, criado pela Secretaria de Saúde de Cubatão para atender a população com consultas médicas no período noturno, realizou 107 atendimentos entre 4 de setembro e 16 de outubro. O projeto é realizado de forma piloto UBS do Jardim 31 de Março com o objetivo de oferecer à população uma alternativa de horário para consultas para quem está impedido durante o horário usual da unidade.

As consultas médicas ocorrem das 17 às 21 horas e, a partir desta semana, serão realizadas às segundas, terças e quintas-feiras. Os atendimentos são feitos por médicos generalistas e estudantes de Medicina da Faculdade São Judas, por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Cubatão e a instituição de ensino.

Para marcar uma consulta noturna, basta agendar na unidade, que fica na Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº, no Jardim 31 de Março, e informar que trabalha durante o período. Alunos em anos iniciais de graduação são responsáveis pela preparação pré e pós-consulta, enquanto estudantes mais avançados fazem atendimentos sob supervisão.

O secretário-adjunto de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira, conta que o projeto ainda vai precisar de ajustes, principalmente em relação à abstenção, que chegou a 30% das consultas marcadas, um número que repete a média de abstenção nas consultas diurnas. “Vamos fortalecer a comunicação da unidade com os pacientes e garantir o acesso à Saúde de trabalhadores, estudantes e qualquer outra pessoa impedida de ir a uma consulta no horário das 8 às 17 horas num ambiente de cuidado e ensino”.

“A iniciativa cria horários alternativos e do ponto de vista de aprendizado, é um campo de estágio muito importante em que os alunos vão exercer autonomia, desenvolver ainda mais habilidades assistenciais, raciocínio clínico e condutas médicas”, explica Evaldo Stanislau, docente de Medicina da São Judas e embaixador da Inspirali, entidade que também faz parte da parceria.

Sobre a São Judas – A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 52 anos de tradição, é uma das seis melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Por: Alessandro Atanes/SMS
Foto: Arquivo PMC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais