Promover serviços de proteção com o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade, por meio das atividades feitas em grupo no intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, visando à autonomia e ao estímulo ao envelhecimento saudável: estes são os principais focos do projeto ‘Vidas em Movimento’, que, ‘além de atendimentos individualizados e coletivos, quando necessários, ainda faz encaminhamentos dos usuários à rede socioassistencial.
Voltado especialmente ao público da terceira idade, o projeto atendeu pelo menos 210 pessoas no período de março a agosto. É resultado da parceria entre a Prefeitura de Cubatão e a Adra – Agência Adventista de Desenvolvimento e Relações Assistenciais, por meio Secretaria de Assistência Social (Semas), com apoio da empresa Usiminas.
Para celebrar os bons resultados do projeto, a Semas realizou evento na tarde desta quinta-feira (10) nas dependências do Grêmio dos Servidores Públicos de Cubatão, com intuito de marcar o encerramento dessa etapa, com tratativas para possível prorrogação por mais ano.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ademário Oliveira e dos secretários César Nascimento (Governo), Sebastião Ribeiro (Semas) e Claudio Barazal (Secom), além da Coordenadora da Adra em Cubatão, Marlene da Cruz de Almeida, que disse estar honrada e feliz em fazer parte do projeto.
Envelhecimento saudável com justiça social – O prefeito Ademário enfatizou que não fazia sentido ir ao evento se não fosse para agradecer a todos os envolvidos na elaboração e execução das atividades e destacar a importância das políticas públicas para o idoso. “Isso não é favor, é dever. E a nossa administração não esqueceu do idoso de Cubatão, que também precisa e merece ter, além de Saúde e outros serviços, lazer e entretenimento, proporcionando um envelhecimento saudável. Isso é justiça social”, reforçou o prefeito.
Por: Ismael Pereira/Secom Cubatão
Fotos: Thiego Barbosa/Secom Cubatão