Representantes do Fundo Social paulista visitam Cubatão e planejam Praça da Cidadania para o município

Contato inicial foi feito com o prefeito municipal nesta quarta-feira (10)

Trazer para Cubatão o Programa Praça da Cidadania, que o Governo de São Paulo iniciou neste ano na Capital, foi a proposta apresentada nesta quarta-feira (10) ao prefeito Ademário Oliveira pela equipe do Fundo Social de São Paulo. O encontro ocorreu em dependências do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, no Parque Novo Anilinas, e será seguido por novos entendimentos nas próximas semanas, durante novas visitas a Cubatão.
Além do presidente do Fundo Social do Estado, Filipe Sabará, participaram do encontro o diretor executivo daquela entidade estadual, José Castro; o coordenador de Interior e Litoral deste Fundo Social, Eduardo Coimbra Pirajá Martins Filho; e a técnica Elizabeth Falcão, que atende todos os municípios das áreas administrativas de Santos e Registro.
A equipe estadual está percorrendo os principais municípios paulistas para conhecer as necessidades de cada cidade e verificar as formas de adequar os recursos de atendimento estaduais para o atendimento a essas necessidades.
Para o prefeito Ademário da Silva Oliveira, a proposta apresentada vem ao encontro dos interesses da comunidade cubatense, justamente por permitir ao mesmo tempo a capacitação das pessoas interessadas em se tornarem empreendedoras e criar condições para que elas iniciem seus próprios negócios.
Praça – Em fins de março, foi iniciada em Capão Redondo, zona Sul da capital, a construção da primeira Praça da Cidadania do Estado. Uma segunda praça começou a ser implantada no Jardim Santo André, em Santo André, na região do ABC. Esse programa prevê espaços ecológicos, de capacitação profissional e geração de empregos, dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado. Nesses espaços, são construídas escolas de capacitação e espaços de empreendedorismo, como destacou Filipe Sabará.
Ele explicou que tais espaços são inseridos na própria comunidade, identificados, construídos e administrados em parceria com a comunidade local, promovendo convívio, autonomia e renda: “É um projeto participativo destinado para a capacitação e o fomento do empreendedorismo local, que levará a comunidade a um novo padrão de qualidade de vida, geração de autonomia e renda e regeneração ambiental”.
O programa ora apresentado se insere na nova dinâmica do Fundo Social paulista, que deixou de ser assistencialista e definiu como objetivo fomentar autonomia e renda. Assim, as ações vêm sendo reestruturadas e adequadas a um modelo novo, mais eficaz e alinhado com as demandas do mercado de trabalho.
Fotos: Divulgação PMC
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais