Restaurante popular Bom Prato, no centro da cidade, será inaugurado dia 18 de dezembro

Unidade funcionará no prédio da antiga Cozinha da Comunidade e atenderá com prioridade trabalhadores e pessoas carentes

Um prédio público, em área nobre da cidade, que estava abandonado há mais de 10 anos, foi totalmente reformado e adaptado nos últimos meses  pela Prefeitura e, a partir do dia 18 de dezembro, atenderá a trabalhadores e pessoas carentes, com refeições a preços populares.
Ali funcionará o restaurante Bom Prato, cuja data de inauguração foi anunciada na manhã desta terça-feira (26) pelo prefeito Ademário Oliveira, durante visita técnica às obras, que são realizadas no imóvel da antiga cozinha da comunidade, na Rua Cidade do Pinhal, s/nº, Centro.
No próximo dia 30, será servido um almoço para os trabalhadores da obra, o qual servirá como teste para o sistema de funcionamento. No dia 3 de dezembro, a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes. fará sua visita técnica. O Governo do Estado é o idealizador do sistema dos restaurantes Bom Prato, que implanta em parceria com as prefeituras.
“Com a adaptação do prédio da antiga cozinha da comunidade,  estamos extinguindo mais um elefante branco em nossa cidade e dando ao imóvel uma utilidade social”, disse Ademário Oliveira.
Ele lembrou que os demais elefantes brancos eliminados pela atual administração foram: o prédio do teatro municipal, inacabado e abandonado por 30 anos e que agora será um centro de saúde de alta complexidade; o Edifício Castro, sub-utilizado também por três décadas e que abriga atualmente a Policlínica Municipal, e a Estação das Artes que, totalmente reformada, foi devolvida à população há duas semanas.
Durante a visita técnica, o prefeito estava acompanhado dos secretários municipais Benaldo Melo (Obras), Sebastião Ribeiro do Nascimento (Zumbi), de Assistência Social e Gilvan Guimarães (Manutenção Urbana e Serviços Públicos).
Reconstrução – O prédio da antiga cozinha da comunidade foi reformado pela Construtora Allan Eirelli Ltda, contratada pela Prefeitura, por R$ 1,1 milhão, mediante concorrência pública.
Todo o telhado foi refeito. As telhas foram trocadas e a estrutura de sustentação, que era de madeira e estava deteriorada, foi substituída por suportes de aço. A forração, também de madeira, foi trocada por uma forração de PVC.
Paredes foram derrubadas para ampliar o refeitório e a antiga cozinha recebeu novos espaços para fogões industriais, frigorífico e despensa. Na manhã desta terça-feira, os trabalhadores estavam instalando a coifa, de uma tonelada.
Os serviços estavam concentrados, também, no terreno livre, ao lado do restaurante, que abrigará um espaço de lazer e intervenção cultural. “Esse espaço fará com que o Bom Prato tenha uma função mais abrangente, ampliando seu uso pela população”, explicou o secretário de Assistência Social Sebastião Ribeiro do Nascimento (Zumbi).
No Bom Prato serão fornecidos diariamente 1.200 almoços, ao preço unitário de R$ 1, e 300 cafés da manhã (R$ 0,50 cada), sendo que crianças de até 6 anos de idade não pagam. A implantação e administração do restaurante estarão a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Vidas Recicladas, contratada diretamente pelo Governo do Estado.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI