Reflexões sobre o papel de cada indivíduo na construção de um espaço de trabalho saudável, pautado pelo respeito, acolhimento e colaboração. Essa foi a pauta de uma das atividades desenvolvidas aos colaboradores da Atenção Primária à Saúde no município de Cubatão, durante as celebrações em alusão à Semana da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio em homenagem ao dia internacional do Enfermeiro e do dia nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem.
Realizada no auditório da Secretaria de Indústria, Porto e Emprego de Cubatão, a iniciativa reuniu profissionais da saúde, colaboradores administrativos, equipes de atendimento e gestores da Atenção Primária à Saúde de Cubatão, com o objetivo de discutir a importância de um ambiente profissional mais humano e equilibrado.
“Procuramos falar bastante sobre qualidade de vida e as práticas além do trabalho em nosso dia-a-dia. É importante que todos tenham consciência sobre a necessidade daquilo que é preciso mudar para melhorar o bem-estar físico e emocional, tais como alterações na rotina, na alimentação, melhorar a hidratação, realizar atividades físicas, entre outras iniciativas. Lembrando que tudo isso pode ser realizado aos poucos, nada precisa ser feito de forma abrupta e radical. Dessa forma, conseguimos melhorar nossa saúde e encontrar o tão desejado equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, declarou a coordenadora de medicina do trabalho da SBCD, Adelma Costa de França.
A iniciativa proporcionou ainda um espaço para a troca de experiências, fortalecendo os laços entre colaboradores de diferentes setores. A valorização das relações interpessoais e o incentivo a uma cultura organizacional mais empática foram pontos centrais das discussões.
“Contar com a participação dos profissionais que atuam nas unidades de Saúde do município em um evento como esse é muito importante, especialmente para que elas se sintam pertencentes ao projeto e, assim, conseguimos trilhar uma trajetória saudável, respeitosa e cooperativa”, declarou Selenia Rocha Jimenez, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional da SBCD.
“Trata-se de um tema de fundamental importância, especialmente para que possamos refletir sobre a viabilidade de nos relacionarmos de uma forma mais empática. Nosso objetivo ao promover esse tipo de encontro é o de contribuir para que as pessoas possam ampliar a sua forma de se comunicar de uma forma assertiva e respeitosa”, concluiu a psicóloga organizacional da SBCD, Grace Furtado da Silva.
Por: Secom Cubatão com informações da SBCD
Fotos: Divulgação SBCD