Sábado (8) é ‘Dia D’ de vacinação em Cubatão

Estarão disponíveis vacinas contra pólio, gripe, dengue e rotina do Plano Nacional de Imunização

A Secretaria de Saúde de Cubatão participa neste sábado (8) do ‘Dia D’ de mobilização nacional pela vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos. A vacinação ocorre das 8 às 17 horas em 13 unidades de Saúde do município, na Unidade Municipal de Ensino (UME) Elza Silva dos Santos e na Associação dos Moradores da Vila Esperança (confira endereços abaixo).

Quem for aos pontos de vacinação poderá também tomar a vacina contra a gripe, disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, e atualizar a carteira com as vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Atividades recreativas – Além da vacina, as crianças que foram levadas à UME Elza, no Caminho São Leopoldo, 101, Vila Esperança, poderão participar de uma série de atividades preparadas pelo Rotary Club Jardim Casqueiro como cama elástica, piscina de bolinhas, gangorra, cavalinho, escorregador e pintura, além de carrinho de pipoca algodão doce. A atividade vai contar também com voluntários de cursos técnicos de Saúde.

GRIPE – A Campanha de vacinação da gripe foi prorrogada até 28 de junho. Podem se vacinar todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, principalmente os grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos; pessoas a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino; povos indígenas e quilombolas e população de rua.

MULTIVACINAÇÃO – Todas as demais vacinas de rotina do PNI também estarão disponíveis no sábado. O objetivo da multivacinação é a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para crianças menores de um ano, estão disponíveis Hepatite B, rotavírus, meningococo C, hepatite B, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela, gripe e covid-19 (para crianças a partir de 6 meses). A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente no Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março às sextas-feiras.

Para as crianças maiores de 1 ano e adolescentes menores de 15, estão disponíveis as vacinas contra hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.

DENGUE – A vacinação contra a dengue teve início no dia 8 de maio e é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O município recebeu 1.956 doses da vacina destinadas para primeira dose. O esquema vacinal contempla uma segunda dose em três meses após a primeira. A meta de vacinar 90% dessa população. As doses contra a dengue estarão disponíveis apenas nas unidades de Saúde.

Unidades que participam do DIA D

UBS Vila São José, Avenida Bandeirantes, s/nº;

USF Afonso Schmidt (Área 5), Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco

UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;

USF Jardim Nova República (Bolsão 8), Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº;

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

UBS Jardim 31 de Março (Rua São Luis, 141, sede provisória);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

UME Elza (Caminho São Leopoldo, 101, Vila Esperança);

Associação de Moradores da Vila Esperança-AMEV (Rua Santa Bárbara, 15, entrada do Sítio Novo).

Por: Secom Cubatão/SMS