Sábado (28) é dia de Campanha de Multivacinação nos Bolsões, das 9 às 15 horas, em três locais de vacinação. São eles a sede provisória da Unidade de Saúde da Família Jardim Nova República, na Rua Jonas Souza, nº 100, antigo CRAS, no Bolsão 9, e dois postos itinerantes: no Bolsão 7, em um contêiner na av. Dr Fernando Santos de Oliveira, em frente ao número 270, e, no Bolsão 8, em frente ao Mercadão. A vacinação itinerante ocorre com o apoio do Rotary Clube Cubatão Jardim Casqueiro e do curso de Medicina da Faculdade São Judas Tadeu.
O objetivo da campanha é a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todos os imunizantes previstos no calendário para esta faixa etária estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados por cada município. Para crianças menores de um ano, estão disponíveis Hepatite B, rotavírus, meningococo C, hepatite B, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela, gripe e covid-19 (para crianças a partir de 6 meses). A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente no Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março às sextas-feiras.
Para as crianças maiores de 1 ano e adolescentes menores de 15, estão disponíveis as vacinas contra hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.
Campanha do Rotary – O Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro participa da 3ª edição da Campanha Itinerante de Vacinação Contra Poliomielite do Rotary. Com objetivo de combater a baixa cobertura vacinal na região, a iniciativa será realizada de forma abrangente. Integrantes do clube de servir passarão de porta em porta para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Além disso, estudantes da Faculdade de Medicina São Judas Tadeu estarão disponíveis para verificar as carteirinhas de vacinação, enquanto a equipe da Secretaria de Saúde aplicará as doses da vacina contra a poliomielite.
A campanha ganha destaque diante dos desafios enfrentados pela região, que apresenta baixos índices vacinais de poliomielite. A ação conjunta visa mudar o cenário, destacando a importância da imunização e ressaltando que a saúde da comunidade é prioridade.
MOVIMENTO NACIONAL
O Dia D e a campanha fazem parte do Movimento Nacional pela Vacina, cujo objetivo é retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e a cultura de vacinação do país. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/multivacinacao.
CAMPANHA
De de segunda a sexta-feira, as 13 unidades de Saúde com salas de vacina participam da campanha, que ocorre até 31 de outubro. É só comparecer à unidade mais próxima de sua residência levando a Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos para atualização do Esquema Vacinal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereços Unidades de Saúde com salas de vacina (segunda a sexta-feira, 8 às 17 horas):
UBS Vila São José, Avenida Bandeirantes, s/nº;
USF Afonso Schmidt (Área 5), Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco
UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
UBS Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº;
USF Jardim Nova República-Bolsão 8, Rua Jonas Souza, nº 100, no antigo CRAS (provisório);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).
Por: Alessandro Atanes/SMS e Renan da Paz/Estagiário de Jornalismo
Foto: Freepik