Com transmissão ao vivo pelo facebook da U[z]ina Coletiva, o Sarau contará com intérprete em Libras
U[z]ina Coletiva promove o Sarau das Minas em edição on-line nesta sexta-feira (26) às 18h. A transmissão será ao vivo pelo facebook da U[z]ina pelo link https://www.facebook.com/uzinacoletiva . Vai ter audiovisual, performance e bate-papo com mulheres da cidade de Cubatão.
Jupirã Transeunte, que integra a força de trabalho da U[z]ina Coletiva, informa que o encontro contará com fala e participação de Marly Vicente presidente do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores; Paloma Fernandes, coordenadora de Cidadania Voluntária da Educafro; Juliana Clabunde, fundadora da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, e Ana Paixão, idealizadora do Matriz Coletivo de Doulas da Baixada Santista. “Esta edição do Sarau traz mulheres que carregam a força dessa cidade em suas lutas diárias”, completa Jupirã.
A U[z]ina Coletiva é um grupo “artivista” da cidade de Cubatão, como eles mesmos se denominam. “Nós utilizamos a arte e a cultura como ferramentas de transformação social. Trabalhamos com teatro, performance, audiovisual e o Sarau das Minas é um dos eventos que realizamos como forma de conectar pessoas para refletirmos sobre um mundo com mais respeito, empatia e igualdades”, explica Letícia Cascardi, uma das criadoras da Coletiva.
Esta é a primeira edição on-line do Sarau das Minas, evento realizado já há 5 anos na cidade de Cubatão. “Como não faremos a atividade presencial no nosso território, resolvemos homenageá-lo com o tema ‘Um Salve À Cuipataã’ que é o nome originário de Cubatão em tupi-guarani. O significado da palavra é rio que corre das serras”, diz Mayara Andrade, uma das idealizadoras do evento.
O Sarau das Minas é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural e é uma premiação de reconhecimento de trajetória. “Em cinco anos de trabalho esta é a primeira vez que recebemos recurso na cidade. Um ‘salve’ aos trabalhadores da cultura que fizeram isto acontecer”, finaliza Mayara.