Secretaria de Educação realiza debate sobre a nutrição para alunos com Transtorno do Espectro do Autista

Diversos cuidados com a alimentação contribuem para uma melhor qualidade de vida do aluno

Debater a melhor forma de contribuir com alunos com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) através da alimentação foi o mote do encontro que aconteceu nesta quinta-feira (29) no auditório da Câmara Municipal de Cubatão direcionado aos profissionais da rede municipal de ensino.
“Os cuidados com a ingestão de nutrientes para os pacientes autistas é fundamental, uma vez que certos ajustes alimentares favorecem o comportamento e a sociabilidade do aluno, prevenindo e ou amenizando as crises”, declarou a palestrante Esther Santana, nutricionista pós-graduada em nutrição materno infantil, especializada em modulação intestinal e em nutrição pediátrica pela Fundação Lusíada. Ela compartilhou experiências e informações sobre a necessidade de uma equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos alunos portadores de TEA.
Para a servidora Suzana Ruth Vieira da Silva, que é nutricionista e que participou deste encontro, é interessante a presença de um profissional que lida com este tema para agregar e ser multiplicador, trazendo novas parcerias entre a saúde e as famílias dos alunos. “Devemos nos preparar para a demanda que cresce a cada ano. Falar, conhecer mais sobre o tema nos colocará na dianteira do cuidado nestes e em outros casos”, afirmou.
O TEA é um transtorno do desenvolvimento infantil de causas multifatoriais que envolve situações genéticas, afetando os aspectos funcionais do indivíduo, mais evidentemente a tríade: interação social, comunicação e comportamento.