Secretaria de Finanças implanta sistema de cadastro imobiliário em Cubatão

Tabeliães e oficiais de registro de cartórios participaram de treinamento nesta sexta-feira (26)

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) está implantando o sistema Atualiza Imóveis, que possibilita a atualização de anotação de cadastro imobiliário de Cubatão. O sistema, que será lançado no próximo mês, tem por objetivo a anotação cadastral da transferência de titular de imóvel. Atualmente, esse registro é feito de forma presencial, por meio de requerimento, que se transforma em um processo e tramita por vários setores da Prefeitura até a conclusão.

O programa será utilizado pelos profissionais dos cartórios do setor. Para tanto, tabeliães e oficiais de registro de cartório do município participaram de treinamento na manhã desta sexta-feira (26) com a Sefin, no afiteatro da Câmara Municipal. Na ocasião, os representantes da Sefin também ouviram sugestões e tiraram dúvidas dos participantes.

“Com o sistema, a resposta será muito mais rápida, trazendo mais agilidade, além de transparência ao serviço”, declarou o diretor de Receita Luiz Alberto Maia da Silva. O acesso será feito por login e senha, criados pela empresa Mitra, desenvolvedora do software.

“O Atualiza Imóveis é mais um braço do projeto do governo em criar uma cidade inteligente (smart city). O sistema disponibilizará aos cartórios de notas e registro a possibilidade de cumprimento de sua obrigação legal em declarar a transação imobiliária realizada no próprio no cartório em tempo real à Prefeitura que, por sua vez, atualizará cadastralmente, fazendo constar o novo proprietário ou compromissário no o carnê do IPTU. Essa declaração e todo procedimento de análise serão feitos de maneira on-line’, explicou Silva.

Fotos: Secom