Defesa Civil e Secretaria de Habitação realizam ação no bairro Mantiqueira sobre período de chuvas

Técnicos fizeram visita casa a casa na manhã desta sexta-feira (3)

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) e Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) de Cubatão trabalharam em conjunto na manhã desta sexta-feira (3) no bairro da Mantiqueira. O objetivo foi orientar a comunidade do local, considerada área de risco, sobre o período chuvoso e alertar sobre os riscos naturais na encosta (deslizamentos, escorregamentos, alagamentos e enchentes). A atividade integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) que realiza monitoramento das chuvas e vistoria em campo.

Técnicos da Comdec e da Sehab percorreram o bairro casa a casa, fazendo contato com os moradores. Nas moradias que estavam fechadas foram deixados panfletos comunicando que o período de dezembro a março é considerado o mais chuvoso da Região e solicitando que as pessoas fiquem em estado de alerta e acionem a Defesa Civil pelo 199 ao notarem adversidades como deslizamentos, rachaduras nas casas, água barrenta escorrendo da encosta, entre outros eventos naturais.

O bairro da Mantiqueira está situado na divisa entre Cubatão e Santos e possui, ao todo, 150 residências. A maior parte delas está em Cubatão: são 100 casas. Por isso, a ação envolveu além da Comdec de Cubatão, a Defesa Civil da cidade de Santos.

Atualização das moradias cadastradas – A Secretaria de Habitação também realizou atualização das moradias cadastradas na Mantiqueira. Isso porque o núcleo será extinto e a comunidade relocada para unidades habitacionais que serão construídas na cidade, ainda sem prazo para entrega. Os técnicos da Sehab relembraram aos moradores a possibilidade de receberem o auxílio-moradia para apoiar as despesas com habitação em caráter provisório, caso queiram deixar o local antecipadamente por se sentirem inseguros.

Fotos: Bruno Lira / Divulgação PMC