Secretaria de Meio Ambiente promove capacitação aos professores da rede municipal

Por meio do projeto ‘minhoca amiga’, participaram, também, representantes da Seduc

Na útilma quinta (28), a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou o workshop do “Projeto minhoca amiga”, na sede da Semam, para capacitação de professores da rede municipal de ensino de Cubatão.  Os representantes da Secretaria de Educação que participaram aprenderam a montagem e manuseio das composteiras que estão sendo distribuídas às escolas que aderiram ao projeto.
A composteira é um sistema de compostagem de lixo orgânico feito com minhocas, que são alimentando as minhocas resíduos orgânicos. Sendo assim, elas produzem adubo sólido e líquido de excelente qualidade que podem ser usados em hortas, jardins e vasos. As composteiras disponibilizadas no projeto são produzidas com material 100% reciclado. Para produzir uma composteira, são recicladas mais de mil embalagens de caixas de longa vida.
Para fazer a compostagem com minhocas, é preciso apenas de dois elementos: lixo orgânico e matéria seca. O lixo orgânico usado neste tipo de compostagem são restos de legumes, frutas e verduras. Também pode-se usar também cascas de ovos, borra  e filtro de café. Já a matéria seca usada pode ser serragem (sem contaminação por tintas ou outros produtos químicos), podas de grama já secas, folhas de arvores também secas, papel picado (sem tinta). Em aproximadamente 60 dias, as minhocas já fizeram seu trabalho, se alimentando dos resíduos, transformando-os em húmus. Se realizada corretamente, a compostagem não produz nenhum cheiro desagradável.
O objetivo do projeto “minhoca amiga” é a utilização da composteira como ferramenta de ensino, levando a educação ambiental em forma de compostagem para as escolas de Cubatão. A composteira pode ser utilizada em todas as disciplinas escolares e para todas as idades, podendo ultrapassar os muros das escolas e levar as comunidades do entorno uma nova maneira de pensar o reaproveitamento do lixo orgânico.