...

Secretaria de Saúde capacita 150 profissionais sobre vacinas e o Plano Nacional de Imunizações

Objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal de crianças, a maior da Baixada Santista
  • 5 min de leitura

Com a participação de cerca de 150 profissionais de Saúde da Atenção Primária à Saúde do município, a Secretaria de Saúde de Cubatão realizou a I Semana Técnica de ImunizAção. Com o tema “Fortalecendo saberes e protegendo vidas”, a capacitação foi realizada entre 28 de julho e 1º de agosto no Centro Municipal de Educação a Distância de Cubatão (Cemead) e reuniu uma série de informações e atualizações sobre o Plano Nacional de Imunizações, protocolos de vacinação e boas práticas.

O objetivo da atividade é manter a cobertura vacinal acima da meta para as vacinas administradas no primeiro ano após o nascimento. Conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, Cubatão é o único município da Baixada Santista que ultrapassou a meta de 95% de cobertura de todas estas vacinas: BCG, Hepatite B, DTP, Febre Amarela, Polio injetável, Pneumo 10, Meningo C, Penta (DTP/HepB/Hib) e Rotavírus. “É um trabalho que não tem fim, mas tem resultado”, conta a enfermeira Vanessa Ingrid de Oliveira, do Programa de Imunização de Cubatão e responsável técnica pelo curso.

Outro objetivo da Semana Técnica e da capacitação contínua das equipes é ampliar os índices de cobertura das doses de reforço. Das oito vacinas administradas ao completar 1 ano de idade, três ultrapassaram a meta (Dose 1 da Tríplice viral, Pneumo 10 e Meningo C); três estão acima de 90%, Hepatite A (91,62%), DTP (90,84%) e Dose 2 da Tríplice viral (92,93%); e outras duas estão um pouco abaixo de 90%: Polo injetável (88,74%) e varicela (89,53%). “Atingir a meta garante uma proteção coletiva, mesmo para as crianças que por algum motivo não tomaram a vacina”.

A vice-prefeita de Cubatão, Andrea Maria de Castro, servidora municipal aposentada, destacou a qualidade dos profissionais que estão na linha de frente da vacinação e da Atenção Primária: “Eu entendo que capacitação do servidor é um dever, é um investimento da Administração”, disse nesta sexta-feira (1º) no encerramento da atividade. Além de comemorar os índices de cobertura do município, ela destacou que cada doença prevenida por vacinas tem um impacto de economia de recursos públicos, além de garantir o bem-estar de quem está imunizado.

I Semana Técnica – O curso tem como objetivo atualizar e fortalecer os conhecimentos técnicos das equipes que atuam diretamente nas salas de vacina, reforçando boas práticas, segurança do paciente e a importância da imunização como estratégia fundamental de saúde pública. Promovida como uma ação de Educação Permanente, a capacitação busca alinhar protocolos, revisar o calendário vacinal e promover discussões sobre os desafios atuais, como a hesitação vacinal e a importância da cobertura adequada para evitar o ressurgimento de doenças imunopreveníveis. Além disso, proporciona um espaço de troca de experiências entre os profissionais, contribuindo para a melhoria contínua do serviço ofertado à população.

“A capacitação contínua é essencial para que os profissionais se sintam seguros, atualizados e preparados para orientar a comunidade, responder dúvidas e atuar com excelência na prevenção de doenças”, destaca a coordenadora do curso.

Os índices de cobertura vacinal em criança de até 1 ano de idade foram um dos indicadores do ranking em Atenção Primária à Saúde do Ministério, no qual Cubatão está em 1º lugar na região há três quadrimestres. “Isso é resultado do trabalho de vocês. O município é hoje referência”, disse o secretário-adjunto de Saúde, Esdras Garcia, aos participantes, a maior parte mulheres, durante o último dia da atividade.

Salas de vacina – As vacinas do Plano Nacional de Imunizações (PNI) estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas 15 unidades de Saúde com salas de vacina, das 9 às 16 horas, e também no horário estendido, até 19 horas, executado cada dia em uma unidade diferente. Além disso, equipes realizam ações itinerantes para alcançar regiões de difícil acesso, garantindo que nenhuma criança fique sem proteção.

Dengue – A Secretaria de Saúde aproveita para convocar os responsáveis por adolescentes de 10 a 14 anos para levarem seus filhos à Unidade Básica de Saúde de seu bairro para receberem a segunda dose da vacina contra a dengue. O esquema completo, com duas doses aplicadas com intervalo de três meses, é essencial para garantir a proteção eficaz contra a doença e suas complicações entre esse grupo que é dos mais vulneráveis à doença. Conforme o boletim de arboviroses da última quinta-feira (31), a cobertura está em 52,19% para a primeira dose e 23,74% para a segunda dose. “Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Proteja quem você ama. Vacine!”, convoca o secretário de Saúde Márcio Oliveira.

Por: Secom Cubatão/AA
Foto: Divulgação PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais