Secretaria de Saúde realiza ação contra o mosquito da dengue na Água Fria na próxima segunda-feira (25)

Bairro receberá nebulização para o combate do mosquito

O Serviço de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ação contra a dengue no bairro da Água Fria na próxima segunda-feira (25), a partir das 9 horas. Devido ao crescimento de casos de dengue no bairro (mais de 20 só no final de 2020), a Secretaria de Saúde intensificará o combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya e zika vírus.
Os agentes de saúde estarão no local orientando os moradores; em seguida, será realizada no bairro nebulização com produto específico para matar o mosquito, com efeito residual de 10 meses após a aplicação.
Para tanto, é preciso deixar janelas e portas abertas, cobrir alimentos e frutas, não deixar roupas no varal, levantar tecidos que possam cobrir a parte de baixo do móvel, como toalhas de mesa, colchas e lençóis. Moradores e animais domésticos (cães, gatos, pássaros etc.) precisam estar do lado de fora durante o procedimento. Para quem tiver peixes, basta cobrir o aquário.
Pessoas acamadas e convalescentes devem ficar isoladas em um cômodo com porta e janela fechadas. Vale lembrar que o produto é atóxico e não oferece risco à saúde.
O Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) reforça a importância da participação dos moradores no combate ao mosquito Aedes aegypti, descartando materiais que possam acumular água parada (pneus velhos, garrafas, vasilhames, brinquedos etc.), bem como manter terrenos e o local em torno limpos. Em dezembro, foi realizada na Água Fria o “bota-fora contra a dengue” para retirar lixos e entulhos que podem se tornar criadouros.
“Durante o verão, o clima quente e o aumento das chuvas favorecem a proliferação do mosquito. Por isso é importante evitar o descarte incorreto de lixo e materiais inservíveis”, alerta a chefe do SCZ, Rosângela Chad.
Denúncias – os munícipes podem ainda denunciar caso encontrem lixos e materiais depositados irregularmente em qualquer bairro. O telefone é o da Ouvidoria – 3372.4132, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais