Secretarias municipais podem usar plataforma digital para contato direto com munícipes

A Secretaria de Finanças (Sefin) apresentou uma plataforma digital que está a serviço das secretarias municipais de Cubatão. Na última sexta-feira (10), técnicos da Sefin se reuniram com servidores das pastas de Assistência Social, Habitação, Planejamento, Cultura, Procuradoria Geral e Saúde. Foi apresentada aos representantes das secretarias municipais a plataforma digital da Prefeitura que possibilita contato direto com munícipes para que recebam informações por SMS em seus telefones celulares.

“A ideia é trazer praticidade e autonomia para as secretarias. Na prática, a Saúde pode informar aos que possuem o celular cadastrado nas UBS sobre uma determinada campanha de vacinação. A Educação pode divulgar junto aos pais, as datas de rematrícula nas escolas. Conseguimos atingir diversas pessoas ao mesmo tempo”, informou Luiz Maia, diretor de Receita da Sefin.

Maia destacou que Finanças já tem utilizado esse recurso para contatar os mais de 30 mil contribuintes sobre as alterações nas datas de vencimentos dos tributos, por exemplo, e que a plataforma faz parte do processo de otimização da receita. “Acreditamos que ainda este ano, a plataforma poderá oferecer mais recursos de comunicação como distribuição de informações por WhatsApp e e-mail, tudo ao mesmo tempo”, disse.

As secretarias municipais também poderão abastecer a plataforma com suas bases de dados que já é dotada de informações da Receita Federal e concessionária de energia elétrica local. Os servidores receberão treinamento para utilização do aplicativo. O objetivo é criar, futuramente, um cadastro geral multifinalitário do cidadão cubatense, reunindo informações cruzadas de diversos setores.

Fotos: Divulgação PMC