Secretarias se reúnem para a reinstalação de Conselho Municipal Antidrogas

Com o objetivo de combater o uso indevido de drogas, Comad voltará a atuar na cidade

Na última semana, representantes de diversas entidades da Prefeitura Municipal de Cubatão, em especial a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Assistência Social,  se reuniram para reinstalar o Comad – Conselho Municipal Antidrogas. O conselho foi criado por meio da Lei nº 3.409 em 2010, mas estava inativo desde 2013.

O objetivo do Comad é montar um conjunto de ações relacionadas à prevenção, ao tratamento, à recuperação e à reinserção social dos indivíduos que apresentem transtornos decorrentes do uso indevido de drogas.

Com assistência médica, psicológica e terapêutica de maneira geral, busca estabelecer um trabalho efetivo de prevenção à dependência química e de tratamento de recuperação de dependentes químicos, como também, dar apoio aos seus familiares.

“A retomada do Comad é de grande importância, por meio dele o poder público e a sociedade organizada propõe políticas públicas de prevenção às drogas. Ele é uma oportunidade de construirmos uma solução democrática com a participação ampla de todas as pessoas, sejam elas membros do conselho ou pessoas que convivem com a problemática” afirmou o secretário de Segurança Pública, Pedro de Sá.

No dia 7 de novembro, será realizada uma eleição para definir os cargos de presidente, vice-presidente e secretário executivo do Comad. O pré-requisito para se candidatar é fazer parte da organização. Após a eleição e, estabelecido os cargos, o serviço ficará disponível aos cidadãos.